Sábado,Junho 21, 2025
12.9 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Lucília Gago jubila-se no último dia de mandato como Procuradora-Geral da República

Lucília Gago, Procuradora-Geral da República (PGR) de Portugal, jubilou-se esta sexta-feira, no final do seu mandato de seis anos, coincidente com a véspera da tomada de posse do seu sucessor, Amadeu Guerra. A jubilação foi oficializada através da publicação do despacho em Diário da República, confirmando a cessação de funções por aposentação, decisão que a magistrada já havia anunciado em março deste ano.

Lucília Gago jubila-se no último dia de mandato como Procuradora-Geral da República
Foto: Gustavo Bom / Global Imagens – Amadeu Guerra

Com 68 anos, Lucília Gago desempenhou o cargo de PGR desde outubro de 2018, altura em que estabeleceu como uma das suas principais prioridades o combate à criminalidade económico-financeira, com particular ênfase na corrupção, que considerava uma ameaça ao Estado e à confiança dos cidadãos nas instituições democráticas. Durante o seu mandato, liderou o Ministério Público com foco na luta contra este tipo de criminalidade, reconhecendo a complexidade das questões que enfrentou.

Amadeu Guerra, antigo diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e ex-procurador-geral regional de Lisboa, foi nomeado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, após a indicação do primeiro-ministro Luís Montenegro. A posse de Amadeu Guerra como novo PGR está marcada para sábado, 12 de outubro, no Palácio de Belém.

Lucília Gago elogiou publicamente a nomeação do seu sucessor, destacando a vasta experiência e o conhecimento profundo de Amadeu Guerra no seio do Ministério Público, sublinhando a sua confiança no novo líder para dar continuidade ao trabalho na Procuradoria-Geral da República.

A mudança na liderança do Ministério Público acontece num momento em que a atuação das principais entidades de investigação criminal, como o DCIAP e o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), está sob escrutínio devido a atrasos na resolução de processos judiciais, com uma auditoria em curso para avaliar as causas dessas demoras.

A cerimónia de posse de Amadeu Guerra marcará o início de uma nova fase na Procuradoria-Geral da República, com o magistrado a assumir o cargo com a responsabilidade de manter o foco nas questões mais prementes da justiça em Portugal.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Pelo Chega

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.