Domingo,Abril 21, 2024
22.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Luís Rodrigues assume funções como presidente da TAP na sexta-feira

Luís Rodrigues vai assumir funções como presidente da TAP na próxima sexta-feira, 14 de abril. A informação foi avançada ontem pelo Ministério das Finanças. Luís Rodrigues, até recentemente presidente executivo da SATA, assume a liderança da companhia portuguesa de aviação substituindo Christine Ourmières-Widener e Manuel Beja.

DR

Mais de um mês depois de o Governo ter anunciado em conferência de imprensa a demissão da CEO e do presidente do conselho de administração da TAP, Christine Ourmières-Widener e Manuel Beja vão sair de cena e dar lugar a Luís Rodrigues. O antigo presidente executivo da SATA assume a liderança na sexta-feira.

A CEO da transportadora aérea presidiu esta quarta-feira à última reunião da comissão executiva. Luís Rodrigues assume, assim, os cargos de CEO e chairman , voltando a uma companhia da qual já foi administrador.

A sua primeira passagem pela TAP teve início em junho de 2009 para o cargo de administrador financeiro, nomeado pelo então secretário de Estado do Tesouro, Carlos Costa Pina, quando Teixeira dos Santos era ministro das Finanças. Ficou até dezembro de 2014, saindo devido a divergências com o CEO, Fernando Pinto, relacionadas com a VEM, o negócio de manutenção no Brasil comprado pela TAP à Varig, segundo apurou o ECO.

Após deixar a TAP, Luís Rodrigues foi liderar a formação de executivos da Nova School of Business and Economics, onde ainda é professor de Estratégia de Negócios. Antes de ingressar na companhia aérea, foi diretor de Marketing da TVI e da Portugal Telecom.

O gestor estava na SATA em janeiro de 2020, apanhando meses depois o embate da pandemia e a paralisação do tráfego aéreo. Desde que assumiu o cargo conseguiu recuperar os resultados da companhia, obtendo um EBITDA (resultado operacional antes de impostos, depreciações, amortizações e juros) positivo em 2021 e receitas recorde em 2022.

- Publicidade -

Nascido em Lisboa, em 1965, licenciou-se em Economia na Nova SBE, em 1988, a mesma faculdade onde fez o MBA, que completou em 1990. Em 2003, rumou à Harvard Business School para tirar o Programa Avançado de Gestão.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

19.04.2024