08:59 | Segunda-feira,Dezembro 11, 2023
10.7 C
Castelo Branco

“Melancólico Estrangeirismo”

Em muitas situações do quotidiano são utilizadas em português palavras provenientes de outras línguas, como é o caso de aftershave, picnic ou ghetto. Estas palavras, a que se chama estrangeirismos, têm este nome por serem provenientes de outras línguas e serem escritas de acordo com a ortografia da sua língua de origem, em desacordo, num ou em vários aspetos, com a grafia, a morfologia ou a relação entre grafia e pronúncia do português.

Os estrangeirismos são geralmente introduzidos na língua ao mesmo tempo que um conceito novo (por exemplo, bungee-jumping) ou pertencente a outra cultura (como é o caso de reggae) chega a um país de língua portuguesa. Se o uso for suficientemente frequente e duradouro, é comum o aparecimento de um termo ou expressão equivalente (como rato, “dispositivo informático”, para mouse), ou a adaptação à escrita e à pronúncia do português – como aconteceu, entre muitos outros casos, com líder e futebol.

- Publicidade -
estrangeirismos
DR

Muitas vezes, o uso de estrangeirismos é aparentemente desnecessário, dada a existência prévia de palavras equivalentes em português, como parece suceder com ranking (equivalente a classificação). A adoção de palavras estrangeiras sucede frequentemente através do vocabulário de um domínio de especialidade ou de um grupo social específico.

Com o tempo, alguns estrangeirismos passam a ter uma alternativa em português, quer seja esta um equivalente (decalque semântico), como no caso de correio eletrónico para e-mail, quer seja um aportuguesamento (ou seja, uma forma adaptada a nível ortográfico, ou morfológico, ou mesmo semântico), como é o caso de suflé, proveniente do francês soufflé.

Com esta breve explicação espero que, neste contexto, um evento que vai dar por nome “Portugal Cheese Festival” – é mesmo uma parolice e desnecessária -, com tamanha expectativa de afluência de estrangeiros em língua universal “inglês”, o certame vai com certeza contemplar um posto de tradução para dar apoio com a respectiva tradução de português para inglês aos feirantes do afamado Queijo de Alcains, transformado em Alcains Cheese!

Neste “comboio do edil camarário albicastrense”, percebemos a sua vontade de estar no além fronteiras, bastou uma ida de fim de semana à feira da vizinha Espanha e trouxeram ideias espampanantes para pôr em prática – não terem a ideia de pôr em Espanhol o nome da feira do Queijo de Alcains, nem sei como. No entretanto com mais uma viagem ao Brasil, onde se fala em Português, aqui viram ao transitarem pelo aeroporto que a língua global mais falada é o Inglês. Estes viajantes até devem estar já a receber aulas de inglês falado – o certame deve constar com hospedeiras para dar apoio aos estrangeiros, estes vindos em “paletes” de autocarros de toda a Europa e do mundo, ao “Portugal Cheese Festival” em Alcains!

Em Portugal, e em particular na nossa Beira Baixa, com a riqueza da cultura popular e artesã e a nossa língua de Camões – é preciso vir o “Edil com formação em História” para a enterrar e descaracterizar com um “Melancólico Estrangeirismo” este certame (Feira do Queijo de Alcains) para “Portugal Cheese Festival”… não há pachorra para aturar esta falta de respeito pelas nossas gentes, cultura e costumes!

O Edil camarário pode e deve abrir concurso para guias turísticos formados em várias línguas, não esquecer de abrir também aulas para o resto da população, para assim poder falar em bom inglês com as “paletes de visitantes”, pessoas vindas de outros países desenvolvidos para verem o desmazelo que está a zona histórica de Castelo Branco, como “medina marroquina” se trate, em ruínas e em perfeito desmazelo para quem ainda lá vive!

- Publicidade -

No panorama nacional:

Afinal todos sabiam dos assédios sexuais no CES pelo professor ‘Estrela”, Boaventura Sousa Santos. Ou quase todos. Com as denúncias a aumentar desde terça-feira passada, dia 11 de abril, quando o caso veio a público, a direcção do Centro de Estudos Sociais e a presidência do Conselho Científico da Universidade de Coimbra tomaram a decisão inevitável.

Foi aprovada uma proposta de lei que prevê a criação de um Tribunal Central Administrativo e Fiscal na zona Centro, em Castelo Branco, que estará em funcionamento o mais rapidamente possível, adiantou a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, na conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros da passada quinta-feira.

O coordenador dos deputados do PS na comissão de inquérito à TAP, Carlos Pereira, anunciou que vai deixar todas as suas funções na comissão parlamentar de inquérito após uma notícia de alegado favorecimento. Carlos Pereira negou, esta sexta-feira, que “é falso” que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) tenha concedido um “perdão de dívida” e que tenha havido algum tipo de “favorecimento”.

O Tribunal decidiu. Manuel Pinho, que vai responder por quatro crimes, incluindo corrupção, a mulher e Ricardo Salgado, o antigo presidente do BES, vão a julgamento do caso EDP. O anúncio foi feito pela juíza Gabriela Assunção na decisão instrutória do processo.

Com estas sínteses de notícias nacionais fecho a crónica, com o mesmo desprezo pelo “Melancólico Estrangeirismo”!

Últimas

Liga ao rubro

Liga ao rubro. Completamente ao rubro a liga Betclic...

O Declínio de Marcelo Rebelo de Sousa: Entre Promessas Vazias e Favorecimentos Obscuros

A recente exposição da hipocrisia de Marcelo Rebelo de...

Angola aperta o cerco para recuperar 50 mil milhões

Angola continua a trabalhar para recuperar 50 mil milhões...

Crónica Holística: YIN – O SAGRADO FEMININO

Namasté, esta semana inicio um pequeno ciclo de duas...

Cientistas Criam Anthrobots: Robôs Biológicos com Função Curativa Utilizando Células Humanas”

Cientistas Criam Anthrobots. Pesquisadores das Universidades de Harvard e...
- Publicidade -
Fernando Jesus Pires
Fernando Jesus Pires
Jornalista há 35 anos, trabalhou como enviado especial em Macau, República Popular da China, Tailândia, Taiwan, Hong Kong, Coréia do Sul e Paralelo 38, Espanha, Andorra, França, Marrocos, Argélia, Sahara e Mauritânia.

Crónica Holística: YIN – O SAGRADO FEMININO

Namasté, esta semana inicio um pequeno ciclo de duas crónicas, sobre as potências energéticas femininas e masculinas, sendo o tema de hoje YIN –...

HÁ MONTANHAS QUE DEVEM SER APLANADAS….

O Dia Internacional das Montanhas foi criado pelas Nações Unidas em 11 de dezembro de 2003, está de aniversário. Tem como objetivo, dizem, a...

O Madeiro de Natal

O Município de Penamacor aposta forte na celebração da tradição do Madeiro, criando inclusive uma página digital designada Penamacor Vila Madeiro, de onde retiramos...

SEM DESCOLAGEM NÃO HÁ VOO!… NEM ADVENTO!…

Sem descolagem não há voo!...Nem adevento!...No primeiro século, os cristãos não sentiam a necessidade de celebrar outra festa senão a Festa da Ressurreição do...

JOVENS ALEGRES E SEMEADORES DE ESPERANÇA

Ainda se sente e sentirá por esse mundo além aquele, dos jovens alegres e semeadores de esperança, o frenesim saudável da Jornada Mundial da...

HÁ PASSARITOS QUE NÃO SÃO CAVALHEIROS…

HÁ PASSARITOS QUE NÃO SÃO CAVALHEIROS...Vamos viver o VII Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco. Trazer os pobres para o centro das...

Crónica Holística – O Medo de Ser Feliz

Crónica Holística - O Medo de Ser Feliz. Namasté! Esta semana finalizo o ciclo de crónicas, sobre os medos. Medos que assolam o ser...

Há olhares que dão sentido à vida

Há olhares que dão sentido à vida. Vivemos a semana dos Seminários. Não a semana dos edifícios, mas a Semana dos Seminários, Comunidades de...