08:25 | Quarta-feira,Novembro 29, 2023
16.1 C
Castelo Branco

Metro «fecha para obras» nas linhas Amarela e Verde

As linhas Amarela e Verde do Metropolitano de Lisboa vão ter interrupções temporárias até julho, por causa das obras de expansão da rede do metro. Os constrangimentos na circulação dos comboios estão relacionados com os trabalhos para integração dos viadutos em construção.

Metro «fecha para obras» nas linhas Amarela e Verde
DR

A circulação das linhas Amarela e Verde do Metropolitano de Lisboa (ML) vai sofrer interrupções temporárias nos próximos três meses para integração dos dois novos viadutos construídos no Campo Grande com os já existentes, informou esta quarta-feira a empresa.

- Publicidade -

Em comunicado, a transportadora explica que as interrupções temporárias decorrem no âmbito do plano de expansão da rede do metro para o prolongamento das linhas Amarela e Verde Rato/Cais do Sodré.

Em causa estão trabalhos relacionados com a integração dos viadutos em construção, que vão provocar alguns constrangimentos na circulação dos comboios em parte dessas duas linhas.

“A concretização destes trabalhos, pela sua natureza e complexidade, não é compatível com a circulação, em segurança, dos comboios e o funcionamento do serviço de transporte, obrigando à realização de um conjunto de interrupções de circulação temporárias e em partes das linhas Amarela e Verde”, é referido na nota.

Na Linha Verde, o troço entre as estações de Telheiras e Alvalade vai estar encerrado entre os dias 16 e 26 de abril. A circulação será feita entre Alvalade e Cais do Sodré (e sentido oposto).

Em 29 e 30 de abril, na Linha Amarela, vai estar encerrado o troço entre a Cidade Universitária e o Rato, sendo a circulação feita entre Odivelas e Campo Grande (e sentido oposto).

De 2 de maio a 7 de julho vão estar encerrados a estação de Telheiras, na Linha Verde, e o troço entre o Campo Grande e a Cidade Universitária, na Linha Amarela.

- Publicidade -

Na Linha Verde, entre 2 de maio e 7 de julho, a circulação vai realizar-se entre o Campo Grande e o Cais do Sodré com comboios de três carruagens (numa fase inicial).

Na Linha Amarela, naquele período, a circulação será no troço Campo Grande-Odivelas com comboios de três carruagens e no troço Cidade Universitária-Rato com comboios de seis carruagens.

Situação normalizada a 8 de julho

A empresa adianta que, após a conclusão das intervenções, será retomada a normal circulação nas linhas Amarela e Verde no dia 8 de julho.

“Para mitigar os impactos causados durante estes períodos, o Metropolitano de Lisboa aumentará a oferta de comboios na Linha Verde, reduzindo assim o tempo de espera nesta linha, articulando com outros operadores de transporte o reforço das suas carreiras”, esclarece a empresa.

Prevista inaugurar em 2024, a Linha Circular, que vai ligar a estação do Rato ao Cais do Sodré, numa extensão de mais dois quilómetros de rede, irá criar um novo anel circular no centro de Lisboa, e interfaces que conjugam e integram vários modos de transporte.

O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião). Normalmente, o metro funciona entre as 06:30 e as 01:00.

Últimas

Prisão domiciliária para um dos 19 detidos na “Operação Gota D´água”

Um dos 19 arguidos detidos, na semana passada, na...

Polícia Marítima é o primeiro órgão de polícia criminal a receber bodycams

Hoje, terça feira, o Governo vai entregar câmaras portáteis,...

PJ alerta para a criação de grupos no WhatsApp com pornografia de menores

PJ alerta para a criação de grupos no WhatsApp...

Estudantes da ESART-IPCB na Bulgária

Estudantes da ESART-IPCB na Bulgária: The Tradition and Modernity,...

Fundação Alstom promovem programa de empreendedorismo

Ajuda em Ação e Fundação Alstom promovem programa de...
- Publicidade -

Fundação Alstom promovem programa de empreendedorismo

Ajuda em Ação e Fundação Alstom promovem programa de empreendedorismo para mulheres vulneráveis na zona de Lisboa. Iniciativa é divulgada no seguimento do Dia...

Férias Desportivas de Natal 2023: inscrições abertas de 28 de novembro a 13 de dezembro

As inscrições para as Férias Desportivas de Natal, promovidas pelo Município de Vila de Rei para crianças e jovens dos 6 aos 14 anos,...

Docente da UBI curador de exposição em Nova Iorque

Docente da UBI curador de exposição em Nova Iorque. A mostra, organizada por Pedro Gadanho, dá a conhecer as práticas arquitetónicas emergentes em Portugal...

Campanha do Sorteio de Natal, com 2.500€ em prémios, arranca a 1 de dezembro

O Sorteio de Natal “No Centro de Portugal, faça as suas compras no Comércio Local” vai voltar a marcar a época natalícia no Concelho...

Covilhã vai “produzir” diamantes 

Uma empresa de capital indiano planeia investir numa fábrica de diamantes na Covilhã. Num primeiro investimento de 96 milhões de euros, vai instalar 72...

Feira do Livro regressa à Biblioteca Municipal de Penamacor

Feira do Livro regressa à Biblioteca Municipal de Penamacor. A Biblioteca Municipal de Penamacor dinamiza, uma vez mais, a Feira do Livro que vai...

Escola de Música de Vila de Rei prepara início de ano letivo 

A Escola de Música de Vila de Rei vai iniciar o seu ano curricular 2023/2024, com o início das aulas a estar marcado para...

Mestre em Cinema pela UBI conquista três prémios no DocLisboa

Mestre em Cinema pela UBI conquista três prémios no DocLisboa. “Melusinas à Margem do Rio”, da realizadora diplomada no Mestrado em Cinema pela Universidade...

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.