Terça-feira,Abril 16, 2024
15 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Mia Couto, Gonçalo M. Tavares, Ana Margarida Carvalho, Ana Galvão, entre outros, na Maratona de Leitura da Sertã em julho

Ao todo são mais de 70 convidados que vão marcar presença na edição de 2023 da Maratona de Leitura, uma iniciativa realizada anualmente pela Câmara da Sertã, no distrito de Castelo Branco, cujo tema para a 11.ª edição é “O Imaginário”, que decorre de 6 a 8 de julho.

Mia Couto, Gonçalo M. Tavares, Ana Margarida Carvalho, Ana Galvão, entre outros, na Maratona de Leitura da Sertã em julho
Mia Couto Foto: DR

Mia Couto, Gonçalo M. Tavares, Ana Margarida Carvalho, Ana Galvão e Bruno Aleixo (dupla João Moreira e Pedro Santo) são alguns dos mais de 70 nomes que vão estar presentes num programa que tem previstas diversas atividades, nomeadamente encontros com escritores, workshops e oficinas, espetáculos e performances centrados na leitura, passeios pedestres diurnos e noturnos, feira do livro, exposições, sessões temáticas, passeios literários de barco, as tradicionais Festas na Aldeia e as icónicas 24 horas a ler.

Mia Couto, Gonçalo M. Tavares, Ana Margarida Carvalho, Ana Galvão, entre outros, na Maratona de Leitura da Sertã em julho
Gonçalo M. Tavares Foto: DR

“Está tudo preparado para a 11.ª edição daquele que é já um dos maiores festivais literários da região Centro. A Maratona de Leitura é um evento especial para o concelho da Sertã, não apenas porque leva a cultura a todo o território, mas sobretudo por se afirmar como uma das nossas principais marcas a nível nacional”, referiu, em comunicado, o presidente do município da Sertã, Carlos Miranda.

O autarca mostrou-se “muito confiante no programa desta edição da Maratona de Leitura” e disse acreditar que se pode superar o resultado alcançado em 2022, designadamente ao nível da adesão de público.

“O concelho da Sertã já não passa sem a sua Maratona de Leitura e estamos cientes de que o impulso que lhe tem vindo a ser dado nestes últimos anos colocará este festival na rota dos principais certames literários nacionais e, quiçá, internacionais. Estamos empenhados nesse objetivo”, acrescentou.

A iniciativa, organizada pelo município da Sertã através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, tem o programa “praticamente fechado” e o cartaz de convidados inclui alguns dos principais nomes da literatura portuguesa, de áreas tão díspares como o romance, a ficção ou a poesia.

- Publicidade -

Vão ainda marcar presença no evento vários artistas, músicos e ‘performers’.

No lote de espetáculos, os grandes destaques vão para as atuações dos projetos Poetry Ensemble e Stand Up Poetry, na noite do dia 08 de julho, ou para o espetáculo “Terra Encantada” (06 de julho), em que os músicos Miguel Calhaz e Marco Figueiredo vão criar, ao vivo, uma banda sonora imaginária para três curtas-metragens do realizador Silvino Santos, entre os quais o filme de 1929 “Cernache do Bonjardim” (nunca exibido numa sala de cinema).

Toda a programação deste ano pode ser consultada no página oficial do evento www.maratonadeleitura.pt e nas redes sociais.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor