Terça-feira,Setembro 17, 2024
27.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Ministério Público Solicita Prisão Preventiva para Ex-Presidente da Câmara do Funchal e Empresários Detidos em Caso de Corrupção na Madeira

O Ministério Público (MP) requereu a prisão preventiva para o ex-presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado, e os empresários Avelino Farinha e Custódio Correia, como parte de uma investigação sobre suspeitas de corrupção na Madeira. Os três suspeitos, detidos há mais de duas semanas, aguardam agora a decisão do juiz de instrução quanto às medidas de coação a serem aplicadas

O interrogatório de Pedro Calado prosseguiu no Campus de Justiça, em Lisboa, até que o ex-autarca afirmou estar “desgastado e não responderia a mais perguntas”, conforme relatado pelo advogado Paulo Sá e Cunha.

O juiz de instrução criminal Jorge Bernandes Melo convocou os advogados de Custódio Correia e Avelino Farinha para o início das alegações, uma vez que Pedro Calado optou por não responder mais perguntas. O ex-presidente da maior câmara da Madeira renunciou formalmente ao cargo na semana anterior.

A inquirição de Pedro Calado, iniciada na terça-feira, ainda não tem previsão para a definição das medidas de coação para os três suspeitos detidos desde 24 de janeiro.

No decorrer da investigação, líder do grupo de construção AFA, Avelino Farinha, e o principal acionista do grupo ligado à construção civil Socicorreia, Custódio Correia, ambos detidos desde a mesma data, foram ouvidos no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC).

Em 24 de janeiro, a Polícia Judiciária (PJ) realizou aproximadamente 130 buscas domiciliárias e não domiciliárias, principalmente na Madeira, mas também nos Açores e em várias regiões do continente. O processo investiga suspeitas de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio, prevaricação, recebimento ou oferta indevidos de vantagem, abuso de poderes e tráfico de influência.

- Publicidade -

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, foi constituído arguido e renunciou ao cargo, levando seu executivo a entrar em gestão na última segunda-feira.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor