Terça-feira,Novembro 12, 2024
11.8 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Ministro Pedro Duarte Critica Legado de Mário Centeno e Acusa-o de Prejudicar os Serviços Públicos

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, criticou duramente esta quarta-feira a atuação do ex-ministro das Finanças, Mário Centeno, no que diz respeito à gestão dos serviços públicos, apontando-a como prejudicial aos interesses dos portugueses. As declarações surgem numa altura em que Centeno, atual governador do Banco de Portugal, é mencionado como possível candidato à Presidência da República.

No âmbito de um debate parlamentar sobre o estado dos serviços públicos, promovido pela Iniciativa Liberal, Pedro Duarte acusou os governos socialistas dos últimos oito anos de promoverem uma política de “estagnação” e de “desinvestimento”. Para o ministro, esta abordagem penalizou severamente o acesso dos cidadãos a serviços públicos de qualidade.

Duarte salientou que, durante os anos em que Mário Centeno esteve à frente das Finanças (2015-2020), houve uma aposta em “brilharetes estatísticos”, que terão sido importantes para a progressão da carreira política do ex-ministro, mas que, na sua opinião, “saíram caro aos portugueses”. O ministro recordou ainda que Centeno ocupou a presidência do Eurogrupo entre 2018 e 2020, um cargo que, segundo Pedro Duarte, teve um preço elevado para o país, nomeadamente no que diz respeito ao investimento público.

“O impacto foi significativo, com um travão no investimento público e uma degradação acelerada dos serviços públicos”, acusou Pedro Duarte, sublinhando que esta política, além de descaracterizar a esquerda, trouxe prejuízos diretos para os cidadãos. O governante concluiu, afirmando que os efeitos da gestão de Mário Centeno ainda se fazem sentir, com os portugueses a pagarem o preço das suas decisões enquanto ministro das Finanças.

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor