Sou o Coronel da GNR, na reforma, João Rolo que nasceu e viveu 12 anos em
Moçambique, tendo em 1970 ido viver para Castelo Branco onde estudei na Escola Comercial e Industrial de Castelo Branco, onde me tratavam por “puto moçambicano” e onde fiz parte de uma grande equipa de futebol de “retornados”, o “Calambunze”, fui escuteiro do Corpo Nacional de Escutas e joguei à bola nas camadas jovens do Benfica e Castelo Branco treinado por Joaquim Soares e mais tarde nos seniores da equipa da Póvoa de Rio de Moinhos sob a orientação dos Misters Castro e Izidoro.
Vibrei como todos os albicastrenses com os jogos de Andebol na 1ª Divisão no Pavilhão da Escola Afonso Paiva e com aquela grande equipa de futebol liderada pelo Mister Malta da Silva.
Em 1979 fui incorporado na Escola Prática de Cavalaria em Santarém, para cumprir o serviço militar tendo em 1980 sido colocado no Regimento de Cavalaria de Santa Margarida onde prestei serviço até 1985 data em que concorri e ingressei como Tenente na Guarda Nacional Republicana. Em 1986 fui colocado no Centro de Formação de Portalegre onde iniciei e conclui a minha carreira militar como Coronel e Comandante da Unidade.
Vivi 16 anos, ou seja, a maioria da minha juventude em Castelo Branco onde tenho muitos amigos e onde regresso muitas vezes para festas com um alargado grupo de amigos. Resido já há 38 anos em Portalegre e por isso já me sinto alentejano, mas Castelo Branco é e será sempre para mim uma cidade especial. Em Portalegre fui 4 épocas Vice-Presidente do Estrela de Portalegre e Chefe de Departamento de Futebol tendo liderado uma excelente equipa de treinadores e jogadores que subiu à 3ª e depois à 2ª divisão nacional de futebol.
Sou também um dos fundadores e atualmente Presidente da Direção do Centro Cultural e Desportivo Desportalegre. Sou uma pessoa que se relaciona com a sociedade local
organizando atualmente um pouco por todo o distrito de Portalegre eventos de animação
desportiva de recreação. Recentemente editei um livro da minha autoria em que conto a
minha história de vida e que espero apresentar no dia 19 de Novembro em Castelo Branco na Fábrica da Criatividade onde espero poder rever muitos colegas de escola e do futebol.
Por: João Rolo