«Continuamos a acreditar que uma das chaves para um mundo mais justo e livre foi e será a arte. Por cá estamos para mais um Encontro Internacional de Marionetas em Montemor-o-Novo.», escreve Amândio Anastácio, director do festival e um dos especialistas maiores em marionetas em Portugal. O certame decorre até 1 de Junho, na localidade alentejana
Nas suas palavras, este é um encontro, que se expande para lá do território de Montemor, sem fronteiras, sem limites entre pessoas e países, na convicção de que vivemos melhor todos e com todos, na diversidade que nos une.
O XVII Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo será um encontro de microrrevoluções, com marionetas, teatro, desempenhos, música, exposições e conversas, onde o mote será a LIBERDADE em todo o seu significado.
Em tempos cada vez mais turbulentos e incertos urge afirmarmos a fraternidade, o amor e a solidariedade como caminhos de futuro através da arte.
Haverá criações da Bélgica, Portugal, França, Croácia, Itália, Espanha, Suíça, Jordânia e República Chéquia que nos irão apresentar espectáculos de histórias verídicas, de revoluções da nossa vida colectiva, guerras, autobiográficos, natureza, consciência, distopias, interactivos e futuro, entre muito outras questões humanas.
Um encontro intergeracional em vários espaços da cidade num ambiente de festa, onde todas as pessoas são bem-vindas, e que queremos nos ajude a reflectir na pergunta sobre o que significa ser humano.
A iniciativa insere-se no evento “Vamos Falar de Turismo”, centrada no turismo de ar livre, com debates, atividades culturais e uma caminhada, promovendo a valorização sustentável do território alentejano.
A programação tem início na sexta-feira, 23 de maio, com uma mesa-redonda na Biblioteca Municipal Almeida Faria, reunindo especialistas e agentes do setor para discutir o papel do turismo de natureza no desenvolvimento regional. Entre os participantes confirmados estão representantes da Universidade de Évora, da Rota Vicentina e do parque Monte Selvagem. O debate será moderado por Jaime Serra, do Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo (ASTO).
Ainda na sexta-feira, pelas 16h00, realiza-se o Roteiro Literário “Levantado do Chão”, um percurso guiado em Monte Lavre que revisita a obra de José Saramago, com ponto de encontro no Coreto de Lavre.
No sábado, 24 de maio, a proposta é uma caminhada pelo percurso PR3 – “Entre a aldeia e o vale”, em Foros de Vale Figueira. Com 7,75 quilómetros de extensão e baixa dificuldade, o trajeto circular atravessa campos agrícolas, montado e eucaliptal, proporcionando uma experiência de contacto direto com a diversidade ecológica da região.
Organizada pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, a iniciativa “Vamos Falar de Turismo” reforça o compromisso do município com a promoção de um turismo sustentável, que integra natureza, cultura e bem-estar, contribuindo para a valorização do território alentejano.