Terça-feira,Maio 21, 2024
11.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Morreu o empresário e comendador Rui Nabeiro

O empresário Rui Nabeiro, que estava hospitalizado desde sexta-feira, no Hospital da Luz, devido a problemas respiratórios, faleceu hoje aos 91 anos.

Rui Nabeiro criou a Delta Cafés em 1961. Em 1995, Mário Soares atribuiu-lhe o grau de comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial Classe Industrial e, em 2006, Jorge Sampaio distinguiu-o como comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

“Toda a família Delta está profundamente triste com esta perda e estende as sinceras condolências a todos aqueles que também hoje perderam um grande amigo. Estamos todos empenhados em continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade”, lê-se no comunicado enviado às redações.

Morreu o empresário e comendador Rui Nabeiro
DR

São já várias as reações à morte de um dos maiores ícones do mundo empresarial em Portugal.

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, considerou este domingo que Rui Nabeiro foi “um dos maiores e melhores empresários portugueses” e “muito atento aos direitos dos seus trabalhadores”, recordando o “amor a Portugal e à sua terra”.

Em direto na TSF, José Luís Peixoto destaca Nabeiro como “um empresário especial, uma referência no país e um exemplo de vida”, que vai “deixar muitas saudades”.

- Publicidade -

Em plena pandemia, José Luís Peixoto passou boa parte do tempo em Campo Maior com Rui Nabeiro, para escrever o livro “Um Almoço de Domingo”, um período que o escritor descreve como “um grande privilégio”. “Rui Nabeiro tinha uma experiência de vida extraordinária e uma generosidade imensa”, sublinhou José Luís Peixoto.

Também o presidente do PSD, Luís Montenegro, recordou este domingo Rui Nabeiro como “um homem bom, um exemplo de capacidade empreendedora e responsabilidade social”, considerando que o empresário mostrou ser “possível criar riqueza com trabalho e inovação”.

“Rui Nabeiro foi um homem bom, um exemplo de capacidade empreendedora e responsabilidade social”, enalteceu Luís Montenegro, através de uma mensagem na rede social Twitter na qual apresentou “sentidos pêsames” à família do empresário.
Para o líder do PSD, Rui Nabeiro “mostrou que é possível criar riqueza com trabalho e inovação e que, a partir daí, se gera emprego e qualidade salarial”.

A nota de imprensa divulgada informa ainda que “a data e o programa das exéquias serão oportunamente comunicados”.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

A Aceitação