O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, manifestou nesta quinta-feira a sua satisfação pela oportunidade de continuar a trabalhar com o Presidente norte-americano, Joe Biden, nos próximos meses, até ao fim do mandato do político democrata
O Encontro na Casa Branca
Na Sala Oval, o Presidente Biden foi o primeiro a falar, dando as boas-vindas a Netanyahu na sua primeira visita à Casa Branca desde a saída de Donald Trump da presidência dos Estados Unidos, em janeiro de 2021. Biden afirmou que os dois líderes tinham “muito que conversar” antes de ceder a palavra a Netanyahu.
Declaração de Netanyahu
“Quero agradecer-lhe pelos 50 anos de serviço público e apoio ao Estado de Israel e estou ansioso por dialogar hoje e trabalhar consigo nos próximos meses”, declarou o primeiro-ministro israelita. Esta reunião ocorre num momento em que Biden enfrenta pressões dos seus adversários republicanos para abandonar a Casa Branca antes do término do seu mandato devido ao seu estado de saúde.
Recordações de Biden
Biden recordou o seu primeiro encontro com um chefe de governo israelita, Golda Meir, em 1973, pouco depois de ser eleito para o Senado. Na altura, Netanyahu tinha apenas 12 anos. Biden mencionou ainda que um dos conselheiros de Golda Meir, Yitzhak Rabin, que posteriormente se tornou primeiro-ministro, esteve presente nesse encontro.
Agenda da Reunião
De acordo com a Casa Branca, Biden pretende usar a reunião para pressionar Telavive e o Hamas a selar uma proposta para libertar os reféns na Faixa de Gaza, detidos desde o ataque de 07 de outubro pelo grupo islamita palestiniano no sul de Israel, que resultou em quase 1.200 mortos. O acordo, dividido em três fases, visa terminar o conflito no enclave, o que poderia ser um marco significativo para o legado de Biden, que recentemente desistiu da sua recandidatura à Casa Branca em favor da sua vice-Presidente, Kamala Harris.
Encontros com Famílias de Reféns
Após as conversações, Biden e Netanyahu encontrar-se-ão com as famílias dos reféns norte-americanos detidos pelo Hamas. Kamala Harris e o líder israelita também terão uma reunião separada mais tarde.
Viagem à Florida e Discurso no Congresso
Na sexta-feira, Netanyahu viajará para a Florida para se reunir com o ex-Presidente e candidato republicano, Donald Trump. Na quarta-feira, Netanyahu fez um discurso vigoroso perante o Congresso norte-americano, solicitando mais armas para “acelerar o fim da guerra” na Faixa de Gaza e propondo uma zona desmilitarizada no enclave com uma administração civil no pós-conflito.
Reações ao Discurso de Netanyahu
O discurso de Netanyahu foi marcado por fortes protestos de milhares de manifestantes junto ao Capitólio, que se opuseram à invasão da Faixa de Gaza por Israel, resultando em cerca de 40 mil mortos, a maioria civis, nos últimos nove meses, segundo autoridades locais.