O Governo e a ANA – Aeroportos de Portugal realizaram hoje a primeira visita técnica ao Campo de Tiro de Alcochete, o terreno escolhido para a construção do novo aeroporto de Lisboa. A visita contou com a presença de técnicos especialistas do Ministério das Infraestruturas e Habitação (MIH) e elementos da Força Aérea, responsáveis pela instalação militar
Esta avaliação do terreno visa verificar o cumprimento dos pressupostos definidos na Resolução do Conselho de Ministros n.º 66/2024, que oficializou a localização do novo aeroporto. A visita foi solicitada pela concessionária ANA Aeroportos, no âmbito do Contrato de Concessão de Serviço Público Aeroportuário nos aeroportos de Portugal Continental e dos Açores, celebrado em 2012 entre o Estado Português e a ANA.
O MIH destacou a importância desta visita, relembrando que a construção de um novo aeroporto em Lisboa tem sido discutida nos últimos 50 anos, sendo considerado um investimento estratégico essencial para o desenvolvimento económico do país. Ao longo das décadas, foram analisadas cerca de 15 possíveis localizações, sem que se tenha chegado a uma decisão definitiva até agora.
A decisão de construir o novo Aeroporto de Lisboa – Luís de Camões no Campo de Tiro de Alcochete baseou-se no relatório da Comissão Técnica Independente, constituída pelo anterior Executivo através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 89/2022, de 14 de outubro. A instalação foi aprovada pelo Governo a 14 de maio.
O Ministério das Infraestruturas e Habitação enviou uma solicitação formal à ANA a 17 de junho, estabelecendo um prazo de seis meses para a produção do Relatório Inicial sobre o desenvolvimento da capacidade aeroportuária para Lisboa. No final de maio, o ministro Miguel Pinto Luz anunciou o início das negociações com a Vinci/ANA para a construção do aeroporto.
O Campo de Tiro da Força Aérea, também conhecido como Campo de Tiro de Alcochete, está localizado maioritariamente na freguesia de Samora Correia, no concelho de Benavente (distrito de Santarém), e parcialmente na freguesia de Canha, no município do Montijo (distrito de Setúbal).