Terça-feira,Novembro 12, 2024
11.8 C
Castelo Branco

- Publicidade -

ONU convoca reunião de emergência para discutir tensões no Médio Oriente após ataque israelita ao Irão

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) irá realizar uma reunião de urgência nesta segunda-feira para abordar a crescente tensão no Médio Oriente, após um ataque israelita que teve como alvo instalações militares iranianas. O encontro foi convocado pelo Irão e conta com o apoio de países como Argélia, China e Rússia, informou a presidência suíça do órgão. A reunião será realizada às 15h00, horário de Nova Iorque (19h00 em Lisboa)

Retaliação e Escalada Militar

O ataque israelita do último sábado foi uma resposta a um bombardeamento iraniano contra o território israelita ocorrido no início de outubro, que utilizou mísseis balísticos. A ofensiva de Israel resultou em pelo menos quatro mortos entre os militares iranianos e causou danos significativos em diversas instalações militares nas regiões de Teerão, Khuzistão e Ilam, segundo fontes locais.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Abbas Araghchi, enviou uma carta formal ao secretário-geral da ONU, António Guterres, exigindo a responsabilização de Israel pelos ataques, que descreveu como “violações graves e ações ilegais”. Na correspondência, Araghchi pede ao Conselho de Segurança uma intervenção para impedir a repetição de ações similares, que, segundo ele, colocam em risco a estabilidade na região.

- Publicidade -

Netanyahu: “Ataque foi preciso e poderoso”

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, pronunciou-se publicamente sobre o ataque, classificando-o como uma ação “precisa e poderosa” que “alcançou todos os seus objetivos”. Netanyahu discursou durante uma cerimónia que marca o primeiro aniversário hebraico de um ataque do Hamas no sul de Israel, destacando a ofensiva como uma medida de autodefesa.

Bases e Instalações Secretas Alvejadas

As imagens de satélite mostram que entre os alvos atingidos pelas forças israelitas estão instalações militares secretas em duas bases no Irão, Parchin e Khojir. A base de Parchin é há muito monitorada pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) devido a suspeitas de atividades nucleares realizadas pelo Irão no passado. O país, no entanto, insiste que seu programa nuclear tem fins pacíficos.

Em Khojir, outra área danificada, analistas apontam a existência de um sistema de túneis subterrâneos usados para produção e armazenamento de mísseis. Este local é descrito por especialistas como uma das infraestruturas estratégicas do programa de defesa iraniano.

Um Cenário de Tensões Crescentes

O confronto entre Israel e Irão adiciona um novo capítulo a uma série de tensões prolongadas no Médio Oriente, em um momento em que a comunidade internacional tenta conter novas escaladas. O pedido de reunião do Conselho de Segurança evidencia o interesse de outros países, como China e Rússia, em promover uma resposta diplomática a este episódio.

A ONU e os países envolvidos devem analisar os impactos da ofensiva e considerar formas de diminuir a tensão na região. No entanto, com a escalada de ações e retaliações entre os dois países, os desdobramentos deste conflito continuarão a ser acompanhados de perto, com a expectativa de que a reunião da ONU possa oferecer um caminho para a paz ou, ao menos, para a contenção de novas hostilidades.

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor