Sábado,Junho 21, 2025
17.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Órgão, instrumento rei da música em Mafra, deu concerto em sete igrejas

Com um concerto de órgão na Igreja de Nª Srª do Livramento, o professor espanhol de órgão e cravo, Benantzi Bilbao, concluiu o VIII festival internacional de órgão de Mafra, que teve início em 25 de Abril e se caracterizou pela originalidade de levar a música a várias igrejas do concelho e pela valorização da arte e do instrumento “Órgão”.

Sob o signo da “Paz”, tratou-se de um festival que trouxe uma música diferente, também a um público distinto, que embora não enchesse as igrejas, aderiu de forma crescente a todos os espetáculos.

Com vários organistas, por vezes acompanhados de outros instrumentos e de várias vozes, o festival realizou-se nas Igrejas de Sto. André, em Mafra; Igreja de S. Silvestre, no Gradil, Igreja de Nª Srª da Encarnação: Igreja de S. Pedro, na Ericeira; Igreja de Nª Srª da Assunção em Enxara do Bispo e Capela de Nª Srª do Monte Carmo, em Venda do. Pinheiro.

O festival de música de Órgão é um dos cartões de visita de Mafra que, em breve terá o Museu Nacional da Música e uma Escola Superior de Música.

Assumiu como mote a Música pela Paz, coordenado pelo diretor artístico João Vaz integrou um programa de recitais ímpar pelos diversos órgãos históricos do concelho, por conceituados organistas nacionais e internacionais.

Radoslaw Marzec, Laura Mendes, Joana Gaivão, Beatriz Resendes, Maria João Abreu, André Ferreira Fernando Jalôto, João Vaz, António Esteireiro Anddreas Leibig. Luca Santesson, foram os principais especialistas em tocar música neste instrumento solista, em conjunto com artistas da voz, do violoncelo, do trompete, a harpa e o acordeão.

O festival internacional de órgão de Mafra começou em 2017, aquando do município acolheu a reunião anual da European Cities of Historical Organs (ECHO, associação de que faz parte desde 2014. Criada em 1997, a ECHO integra várias cidades que têm em comum o deterem órgãos históricos e de investirem na sua preservação e dinamização.

O Órgão é um instrumento musical imponente, de teclado, que data do ano III antes de Cristo e que se caracteriza pela sua complexidade de foles e pedaleiras. Os Órgãos de tubos foram introduzidos já no século X na Europa Ocidental. Holanda, Brasil, Alemanha possuem dos mais belos Órgãos de tubos, na sua maioria já do século XVIII.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:
Otília Leitão
Otília Leitão
Doutorada em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL (2021), Mestre em Comunicação, Media e Justiça Universidade Nova de Lisboa ( 2010-2012). Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (Menção jurídico políticas). Curso de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (sistema e-learning) Instituto Camões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.