O lançamento acontece a pouco mais de um mês da Jornada Mundial da Juventude, evento que espera trazer cerca de um milhão de pessoas à cidade.
O Metropolitano de Lisboa disponibilizou desde ontem o pagamento do bilhete através do sistema ‘contactless’ nos canais de validação de todas as estações, anunciou a empresa, destinado sobretudo aos utilizadores ocasionais daquela rede de transportes.
“Metro e Visa juntaram-se hoje na estação Alameda para apresentar a solução tecnológica Contactless que possibilitará, a curto prazo, o pagamento de viagens diretamente nos validadores”, disse o Metro em comunicado.
“Agora é possível viajar na rede do Metro de Lisboa e pagar o bilhete aproximando simplesmente o seu cartão de débito ou crédito ‘contactless’ ou dispositivo de pagamento, smartphone ou smartwatch nos validadores com o símbolo ‘contactless’ (disponíveis em toda a extensão do Metro de Lisboa)”, sublinhou a empresa.
De acordo com a empresa, deixa de ser “necessário o típico carregamento prévio com um bilhete de transporte” desde que o cartão multibanco do usuário disponha do sistema “contactless”.
Explicou ainda que, “os clientes do Metro de Lisboa não precisam mais inserir o cartão em terminais ou digitar códigos para pagar as suas viagens. Basta aproximar o cartão do validador e o pagamento será efetuado automaticamente (preço normal de viagem: €1,65)”.
O Metropolitano de Lisboa é “o único operador da cidade em que esta nova tecnologia se encontra implementada em toda a rede”. Para o efeito, a empresa instalou 1.504 leitores ‘contactless’ em 752 canais de validação.
O lançamento acontece a pouco mais de um mês da Jornada Mundial da Juventude, evento que se espera que traga cerca de um milhão de pessoas à cidade.