Sábado,Julho 20, 2024
30.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Palestra “A Evolução da Bandeira Nacional e outras Bandeiras Históricas” em Tortosendo

A Real Associação da Beira Interior organizou no dia 07 de Maio de 2023, uma palestra subordinada ao tema “A Evolução da Bandeira Nacional e outras Bandeiras Históricas”. O orador convidado foi o investigador e vice-presidente da Real Associação da Beira Interior, Luís Duque-Vieira.

Palestra “A Evolução da Bandeira Nacional e outras Bandeiras Históricas” em Tortosendo

O evento foi realizado na “Casa da Vila” com apoio da Junta de Freguesia de Tortosendo. Nesta actividade cultural também esteve o presidente da Junta de Freguesia de Tortosendo, David Silva, a vice-presidente / secretária da Junta de Freguesia de Tortosendo, Suzete Ferreira, e o tesoureiro da Junta de Freguesia de Tortosendo, Jorge Vaz.

Foi referido a importância da bandeira como símbolo representativo. A primeira referência histórica da bandeira encontra-se na Antiguidade com a república e império de Roma.

Falou-se da formação do Condado Portucale, do Condado Portucalense e da formação do Reino de Portugal que teve datas de grande importância: 868 – Condado de Portucale, 1096 – Condado Portucalense, 1128 – Batalha de São Mamede, 1137 – Tratado de Tui, 1139 – Batalha de Ourique, 1143 – Tratado de Zamora e 1179 – Bula Manifestus Probatium.

Várias foram as bandeiras que representaram a nação de Portugal, desde a primeira Dinastia Afonsina / Borgonhesa, a segunda Dinastia Joanina / Avis, a terceira Dinastia Filipina / Habsburgo, a quarta Dinastia Bragança e a república.

- Publicidade -

Também foram mostradas bandeiras militares, de instituições, das regiões autónomas da Madeira e Açores e de Monarcas.

- Publicidade -
Luis Duque-Vieira
Luis Duque-Vieira
Colaborador desde a fundação d`ORegiões como Cronista sobre várias temáticas.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor