A Real Associação da Beira Interior, organizou uma palestra no dia 29 de Janeiro de 2023, subordinada ao tema “Nossa Senhora da Ajuda – Padroeira de Monforte da Beira”, o orador convidado foi o alcainense, professor, teólogo, investigador e historiador Florentino Vicente Beirão. O evento teve apoio da Junta de Freguesia de Monforte da Beira.
Na Mesa esteve o orador, o Presidente da Junta de Freguesia de Monforte da Beira, João Ramos, a Secretária da Junta de Freguesia de Monforte da Beira, Filomena Lopes Marques, o Tesoureiro da Junta de Freguesia de Monforte da Beira, Diamantino Cavalheiro e o Vice-Presidente da Real Associação da Beira Interior, Luís Duque-Vieira.
A devoção Nossa Senhora da Ajuda em Portugal teve a sua origem na Idade Média, em Lisboa, na zona de Belém. Foi feita uma capela no Século XVI em homenagem à divindade mariana na capital de Portugal, com objectivo de protecção aos marinheiros que viajavam para o ultramar e eram feitas orações pelo seu sucesso e regresso. A maioria das viagens marítimas portuguesas na Idade Moderna eram feitas para a Índia.
Portugal, sendo um país mariano, ao longo da sua história foram várias as devoções à Virgem Maria: Santa Maria, Nossa Senhora da Assunção, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Ajuda, Nossa Senhora da Conceição, a Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora de Fátima.
A Nossa Senhora da Ajuda, referindo ao período Medieval das cruzadas, foi muito solicitada em orações, de forma a proteger os militares e milícias cristãs no combate aos árabes.
Algumas documentações referem-se a Nossa Senhora da Ajuda em Monforte da Beira, referente aos Séculos XVI, XVII e XVIII. A Igreja Matriz de Monforte da Beira é em homenagem à Padroeira Nossa Senhora da Ajuda, apesar de também o São João Baptista ser de grande devoção para as gentes desta aldeia.