Quinta-feira,Abril 18, 2024
12 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Palestra “São Bernardo de Claraval” em Alcains

A Real Associação da Beira Interior organizou, no dia 26 de Abril de 2023, uma palestra subordinada ao tema “São Bernardo de Claraval”, sendo que o orador convidado foi o investigador e dirigente associativo Carlos Branco Gomes. O evento foi organizado na Biblioteca de Alcains e teve o apoio da Universidade Popular / Tardes de Alcains e Junta de Freguesia da localidade.

DR

Estiveram presentes as responsáveis das Tardes de Alcains, o José Geada Sousa e o Vice-Presidente da Real Associação da Beira Interior, Luís Duque-Vieira.

São Bernardo de Claraval é uma das personagens mais destacadas na Idade Média e do Século XII, chegou ao mais alto patamar da santidade (1º Servo de Deus, 2º Venerável, 3º Beato e 4º Santo), sendo canonizado, devido à sua grande obra terrena.

Não se conhece culto em Portugal referente a São Bernardo, isto é, não há capelas e igrejas alusivas ao santo que veio do Ducado da Borgonha (era parente do Conde Dom Henrique, do Rei Dom Afonso Henriques e do primeiro Grão-Mestre da Ordem dos Templários – Hugo de Pains). No entanto há várias capelas e Igrejas com os cultos praticados por S. Bernardo e pelos Templários. Destaca-se o culto a Santa Maria Madalena, divindade adorada pelos Templários.

O caso da aldeia de Rosmaninhal, no concelho de Idanha-a-Nova, que tem várias capelas ligadas aos cultos praticados no séc. XII, entre elas a capela de S. João, a capela do Espírito Santo e a Ermida de S. Maria Madalena.

São Bernardo de Claraval foi o grande impulsionador da Ordem de Cister, uma das organizações que apoiaram a fundação de Portugal, tal com a Ordem dos Templários. Existem vários mosteiros em Portugal construídos pela Ordem de Cister, destacando-se o Mosteiro de Alcobaça.

- Publicidade -

São Bernardo, pertencente à nobreza, sendo o terceiro de sete irmãos, seguiu a vida eclesiástica, criou mosteiros e criou a Primeira Regra da Ordem dos Templários. Era uma pessoa muito devota, mariana, com conhecimento ancestral dos druidas, religioso e praticante de jejuns rigorosos.

Na parte final da palestra, foram mostradas imagens de locais de culto em Portugal relacionadas com a Ordem de Cister, e foram referidas obras de Fredy Silva e Eduardo Amarante.

- Publicidade -
Luis Duque-Vieira
Luis Duque-Vieira
Colaborador desde a fundação d`ORegiões como Cronista sobre várias temáticas.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor