08:14 | Quarta-feira,Novembro 29, 2023
16.1 C
Castelo Branco

Parlamento aprovou proibição e criminalização das “práticas de conversão” sexual

Projeto-lei do PS que proíbe as práticas atentatórias contra pessoas LGBT+ através das denominadas “terapias de conversão sexual” teve os votos favoráveis de PS, PSD, Iniciativa Liberal, BE, PAN e Livre. Chega e PCP abstiveram-se.

Parlamento aprovou proibição e criminalização das "práticas de conversão" sexual
DR

O parlamento aprovou esta sexta-feira os projetos-lei de PS, PAN, Livre e BE sobre a proteção de direitos das pessoas transexuais e homossexuais, que baixam assim à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias para discussão.

- Publicidade -

O projeto-lei do BE que recomendava o reforço da proteção da orientação sexual, da identidade e expressão de género e das características sexuais recebeu os votos favoráveis de PS, PSD, BE, PAN e Livre, enquanto o Chega e o PCP se abstiveram.

Os deputados socialistas Marcos Perestrelo, Sérgio Sousa Pinto, Filipe Neto Brandão, Susana Correia, Bruno Aragão e Cláudia Santos também votaram na abstenção.

Também o projeto-lei dos bloquistas que pretendia o reforço da garantia de exercício do direito à autodeterminação da identidade de género, da expressão de género e do direito à proteção das características sexuais no âmbito escolar foi aprovado.

Os grupos parlamentares do PS, PCP, BE, PAN e Livre manifestaram-se a favor, enquanto o PSD e o Chega votaram contra. A Iniciativa Liberal e os deputados socialistas Marcos Perestrelo e Sérgio Sousa Pintos abstiveram-se.

O projeto-lei do Livre, no qual é visada a proibição e criminalização das “práticas de conversão”, foi aprovado por PS, PSD, Iniciativa Liberal, BE, PAN e Livre.

Com nenhum voto contra, o Chega, o PCP e os deputados socialistas Marcos Perestrelo, Sérgio Sousa Pinto, Filipe Neto Brandão, Susana Correia, Bruno Aragão e Cláudia Santos abstiveram-se.

- Publicidade -

Foi igualmente aprovado o projeto de lei do PS que institui o quadro para emissão das medidas administrativas que as escolas devem adotar para efeitos da implementação da lei que estabelece o direito à autodeterminação da identidade de género e expressão de género e o direito à proteção das características sexuais.

O projeto-lei dos socialistas recebeu os votos a favor do PS, Iniciativa Liberal, PCP, BE, PAN e Livre. Os deputados do PS Marcos Perestrelo e Sérgio Sousa Pinto abstiveram-se. PSD e Chega votaram contra.

O projeto-lei do PAN que prevê a criminalização de práticas com vista à alteração, limitação ou repressão da orientação sexual, da identidade ou expressão de género foi aprovado pelo PS, PSD, Iniciativa Liberal, BE, PAN e Livre. Chega, PCP e os deputados socialistas Marcos Perestrelo, Sérgio Sousa Pinto, Filipe Neto Brandão, Susana Correia, bruno Aragão e Cláudia Santos abstiveram-se.

Por sua vez, o texto do Chega – apenas aprovado pelo seu grupo parlamentar – que recomendava o reforço da proteção e privacidade das crianças e jovens nos espaços de intimidade em contexto escolar foi chumbado com os votos contra de PS, PCP, BE, PAN e Iniciativa Liberal. PSD e Iniciativa Liberal abstiveram-se.

Já o projeto-lei do PS que proíbe as práticas atentatórias contra pessoas LGBT+ através das denominadas “terapias de conversão sexual” teve os votos favoráveis de PS, PSD, Iniciativa Liberal, BE, PAN e Livre.

Sem registar votos contra, Chega, PCP e os deputados socialistas Marcos Perestrelo, Sérgio Sousa Pinto, Filipe Neto Brandão, Susana Correia, bruno Aragão e Cláudia Santos abstiveram-se.

Na quarta-feira, todos os partidos, à exceção do Chega, partilharam um consenso para proteger os direitos humanos das pessoas transexuais e homossexuais, pedindo a proibição e a criminalização das práticas de conversão de orientação sexual forçada.

Fonte: Lusa

Últimas

Prisão domiciliária para um dos 19 detidos na “Operação Gota D´água”

Um dos 19 arguidos detidos, na semana passada, na...

Polícia Marítima é o primeiro órgão de polícia criminal a receber bodycams

Hoje, terça feira, o Governo vai entregar câmaras portáteis,...

PJ alerta para a criação de grupos no WhatsApp com pornografia de menores

PJ alerta para a criação de grupos no WhatsApp...

Estudantes da ESART-IPCB na Bulgária

Estudantes da ESART-IPCB na Bulgária: The Tradition and Modernity,...

Fundação Alstom promovem programa de empreendedorismo

Ajuda em Ação e Fundação Alstom promovem programa de...
- Publicidade -

Polícia Marítima é o primeiro órgão de polícia criminal a receber bodycams

Hoje, terça feira, o Governo vai entregar câmaras portáteis, as chamadas bodycams, à Policia Marítima que passa a ser, assim, o primeiro órgão de...

PSP apreendeu 79 armas e deteve duas pessoas

Operação "Armeiros em Segurança", realizada a nível nacional, resultou na apreensão de 79 armas, 71 das quais da classe D, onde se incluem as...

Governo vai financiar combustíveis na agricultura

Governo vai financiar combustíveis na agricultura. Após ter anunciado, há 15 dias, um investimento de 80 milhões de euros para substituir 2.500 tratores, com...

Presidente da República dissolve Parlamento e convoca eleições para 10 de março

Presidente da República dissolve Parlamento e convoca eleições para 10 de março. Anunciando eleições antecipadas para 10 de Março, o Presidente da República agradeceu...

Governo aumenta salário mínimo para 820 euros

Governo aumenta salário mínimo para 820 euros. Mesmo demissionário e debaixo de uma crise política, o Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros,...

Costa demite-se por causa do Lítio

António Costa apresentou a demissão do cargo de primeiro-ministro ao Presidente da República, que foi aceite por Marcelo. Esta crise política foi aberta pelas...

Incêndios florestais: 2023 foi o primeiro ano sem vítimas mortais

Incêndios florestais: 2023 foi o primeiro ano sem vítimas mortais. A mudança de comportamentos dos portugueses, o aumento de meios de combate, a capacitação...

ASAE comemorou o seu 18.º Aniversário em 3 de novembro

ASAE comemorou o seu 18.º Aniversário em 3 de novembro. No dia em quem se assinala o 18.º Aniversário da ASAE, o Ministro da Economia...

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.