Terça-feira,Abril 16, 2024
26.7 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Plenário de bispos em Fátima

José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, pode não continuar à frente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). Este um dos temas que vai dominar a Assembleia Plenária do episcopado, que decorre entre segunda e quinta-feira, em Fátima.

Plenário de bispos em Fátima
DR

José Ornelas chega agora ao fim do primeiro mandato de três anos, podendo ser reconduzido por igual período. Contudo, há indícios que D. Ornelas está desgastado e não se tem mostrado muito disponível para continuar no cargo.

O desgaste foi sobretudo provocado provocado pela crise dos abusos sexuais a menores na Igreja Católica. Sobretudo, porque houve notícias sobre o seu alegado encobrimento de casos de abuso, enquanto superior dos diocesanos.

Caso não seja eleito para novo mandato, ficará, no entanto, para a história que foi sob a sua presidência que a CEP decidiu criar a Comissão Independente que, ao longo de um ano, recolheu os testemunhos de alegadas vítimas de abuso sexual no seio da Igreja, no que foi encarado como um passo decisivo para o encarar de frente do problema.

Os nomes dos arcebispos de Braga, José Cordeiro, de Évora, Francisco Senra Coelho, bem como o do bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, têm sido apontados como possíveis candidatos, caso José Ornelas confirme indisponibilidade para continuar.

Além do presidente da CEP, serão eleitos também os restantes membros do Conselho Permanente e os presidentes das diferentes Comissões Episcopais.

- Publicidade -

Novidade é a possibilidade de, pela primeira vez, ser eleito para a função de secretário da CEP um leigo, após a revisão dos estatutos aprovados pela Santa Sé no dia 30 de março.

Em destaque nos trabalhos desta reunião plenária do episcopado católico português vai estar, também, a constituição do organismo que substituirá a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa, e que será coordenado pela psicóloga forense Rute Agulhas, que integra a Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis do Patriarcado de Lisboa.

Na quinta-feira, último dia da Assembleia Plenária da CEP, os bispos celebram a eucaristia pelas 11:00, na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, no contexto da jornada nacional de oração pelas vítimas de “abusos sexuais, de poder e de consciência na Igreja”.

Também a preparação da Jornada Mundial da Juventude, agendada para o início de agosto em Lisboa, com a presença do Papa, está também na agenda de trabalhos dos bispos católicos portugueses na próxima semana, em Fátima.

Fonte: Lusa

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

15.04.2024