Terça-feira,Maio 21, 2024
11.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Poeta António Salvado faleceu hoje aos 87 anos

Morreu este domingo, dia 5 de Março, o conhecido poeta e professor albicastrense, António Forte Salvado, nascido no dia 20 de Fevereiro de 1936, em Castelo Branco.

António Salvado encontrava-se internado no Hospital Amato Lusitano há cerca de quatro dias.

António Salvado
DR

António Salvado era licenciado em Letras e dividiu a sua vida profissional entre o ensino, as artes e a museologia. Foi ensaísta, crítico, antologiador, tradutor, diretor de publicações, teve diversas colaborações poéticas em antologias, revistas e suplementos literários. Obteve várias distinções, de que se destaca a comenda da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada atribuída, em 2010, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, ou a medalha Fray Luis de León de Poesía Iberoamericana, em 2021. Foi também agraciado com o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade da Beira Interior.

Considerado um dos grandes poetas contemporâneos portugueses, foi ainda diretor do Museu Francisco Tavares Proença Júnior da cidade de Castelo Branco.

Está traduzido em castelhano, francês, italiano, inglês e japonês. Verteu para português, entre outros, os Poetas Claúdio Rodriguez, Ricardo Paseyro, Al.Perez Alencart e António Colinas.

O velório deverá ocorrer, amanhã na Capela de S. Marcos, em Castelo Branco.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

A Aceitação