Quinta-feira,Abril 18, 2024
12 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Porto – Viagem imersiva ao mundo de Van Gogh

A exposição Living Van Gogh é uma experiência tridimensional a 360° que oferece uma viagem emocional até ao mundo de um dos maiores artistas de sempre. Estará pela primeira vez exporá na Alfândega do Porto, de 4 a 7 de maio.

Durante 1h15 entra-se no mundo artístico de Van Gohg entre as gigantes pinturas e esculturas de girassóis, efeitos de luzes, instalações interativas e muitas outras surpresas.

São mais de 150 quadros em telas tridimensionais que levam até à mente deste génio, muito à frente do seu tempo.Contudo, a exposição não se fica por aqui e contém várias atrações interativas, muitas surpresas, que prometem agradar aos visitantes de todas as idades.

Quem já viu esta exposição em Lisboa, Paris ou em Amesterdão, diz que é uma experiência única.

Porto - Viagem imersiva ao mundo de Van Gogh
DR

Apesar de hoje ser reconhecido por todos, a verdade é que nem sempre foi assim. Vicent Van Gohg só vendeu um quadro em vida. Contudo a dedicação a 100% à sua paixão pela arte foi possível graças ao apoio financeiro e incondicional do seu irmão mais novo, Théo van Gogh. Uma obra que deixou ao mundo envolta numa história de vida que teve tanto de loucura como de visão artística do pós-impressionismo.

Esta relação fraternal e enternecedora é homenageada na criação original, a ‘Sinfonia de Girassóis, que dura 8 minutos, em estreita sintonia entre música, gigantes esculturas de girassóis, efeitos de luzes e a ‘cereja no topo do bolo’ — a declamação do poema do ímpar Al Berto “Última carta de van Gogh a Théo.

- Publicidade -
Porto - Viagem imersiva ao mundo de Van Gogh
DR

Na sua época, Van Gogh era encarado como um louco e um fracassado, conquistando alguma fama apenas após seu suicídio. A sua arte é o reflexo da sua mente e vivências conturbadas, que o levou a cortar a própria orelha durante uma briga.

Porto - Viagem imersiva ao mundo de Van Gogh
DR

Uma das últimas e das mais famosas obras, ‘A noite estrelada”, foi pintada pelo olhar de Van Gohg à janela do hospício onde viria a morrer, em 1890, na vila francesa de Auvers-sur/Oise.

- Publicidade -
Manuela Teixeira
Manuela Teixeira
Jornalista Durante 35 anos com experiência em rádio, imprensa escrita e web jornalismo. trabalhou no jornal, Público, rádio TSF, Expresso, 24 Horas e Correio da Manhã, entre outros OCS. Como repórter foi correspondente à guerra na Bósnia, Kosovo e Timor. Só faz jornalismo com verdade, rigor e isenção. "Se não for assim, não é jornalismo!”

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor