Terça-feira,Junho 18, 2024
18.1 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Portugal Defende Reconhecimento Internacional da Palestina na ONU

Ana Paula Zacarias: “Reconhecimento da Palestina é Essencial para a Paz no Médio Oriente”

A representante permanente de Portugal nas Nações Unidas, Ana Paula Zacarias, sublinha a importância crucial do reconhecimento internacional da Palestina pela ONU, acreditando firmemente na evolução positiva deste “dossiê”, apesar da oposição dos Estados Unidos.

“É vital continuar a apoiar a solução dos dois Estados. Apenas esta solução, uma resolução pacífica deste conflito prolongado, poderá trazer paz ao Médio Oriente. Para termos uma solução de dois Estados, é necessário que existam dois Estados de facto”, defendeu a diplomata numa entrevista à Lusa, em Nova Iorque.

Ana Paula Zacarias destacou ainda que o reconhecimento internacional da Palestina nas Nações Unidas é essencial. A votação na Assembleia-Geral demonstrou um apoio significativo, com 143 países a favor do reconhecimento dos direitos palestinianos e um apelo insistente ao Conselho de Segurança para reavaliar o dossiê em breve.

A entrevista foi concedida antes do anúncio de Espanha, Irlanda e Noruega sobre o reconhecimento conjunto do Estado da Palestina. Zacarias referiu-se à resolução adotada em 10 de maio pela Assembleia-Geral da ONU, onde 143 países, incluindo Portugal, concederam “direitos e privilégios adicionais” à Palestina. Esta resolução também apelou ao Conselho de Segurança para reconsiderar favoravelmente o pedido de adesão plena da Palestina à organização, que atualmente detém o estatuto de “Estado observador”.

Ana Paula Zacarias concluirá o seu mandato este mês, mas mantém-se confiante de que o reconhecimento internacional da Palestina progredirá, contribuindo para uma solução justa e duradoura para o conflito no Médio Oriente.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor