Domingo,Janeiro 19, 2025
2.8 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Portugal destaca-se num mundo em crise: estabilidade, contas certas e crescimento de 2% em 2024

Marcelo Rebelo de Sousa enaltece Portugal como um exemplo de sucesso global no discurso em Quito.

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, afirmou que Portugal se encontra num patamar de estabilidade e crescimento económico que contrasta com o panorama global marcado por crises e incertezas. Durante um encontro com a comunidade portuguesa em Quito, no Equador, última etapa da sua visita ao país após a participação na 29.ª Cimeira Ibero-Americana, Marcelo destacou o desempenho positivo do país.

“Portugal está bem num mundo que não está bem”, sublinhou o Presidente, referindo-se à estabilidade política e às contas públicas equilibradas como pilares desta realidade. Segundo Marcelo, “Portugal está a crescer este ano e vai crescer 2% no próximo”, em linha com as estimativas económicas nacionais.

Além disso, o chefe de Estado salientou o sucesso no setor do turismo, que recentemente alcançou recordes históricos em receitas, e o aumento dos investimentos no país. “Queremos mais e, com o contributo de todos, vamos mais longe”, afirmou, dirigindo-se à plateia composta por portugueses e lusodescendentes.

Desafios globais e uma Europa em transição
Marcelo enquadrou a posição de Portugal no contexto de um mundo em dificuldades, referindo-se a complicações geopolíticas na Europa e na América Latina. Contudo, reforçou que o país, além de enfrentar os desafios externos, está a trabalhar para manter a trajetória de crescimento e solidez financeira.

Perspetivas económicas para 2024 e 2025
No cenário macroeconómico delineado pelo Governo PSD/CDS-PP na proposta de Orçamento de Estado para 2025, prevê-se um crescimento do PIB de 1,8% em 2024 e de 2,1% em 2025. O executivo aponta ainda para uma redução da inflação, estimando 2,6% em 2024 e 2,3% no ano seguinte, além de excedentes orçamentais de 0,4% e 0,3%, respetivamente.

No que toca à dívida pública, o objetivo é uma descida progressiva, com o rácio a cair para 95,9% do PIB em 2024 e para 93,3% em 2025.

Votação final do Orçamento e próximos passos
A proposta de Orçamento de Estado para 2025 está a ser discutida na especialidade, com a votação final global marcada para o dia 29 de novembro. O Presidente da República, após este encontro em Quito, regressará a Portugal, onde chegará no domingo, acompanhando o desenrolar dos trabalhos parlamentares.

Portugal, como evidenciado no discurso de Marcelo, projeta-se como uma ilha de estabilidade e crescimento num panorama global incerto, apostando no fortalecimento das suas bases económicas e sociais.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor