Domingo,Julho 14, 2024
13.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Portugal sofreu…mas venceu no Euro2024

Sofreu mas venceu. Foi esta a frase que poderia definir o jogo de Portugal frente à Chéquia no primeiro realizado no Euro2024, com uma exibição conseguida mas que na única desatenção do jogo poderia deitar tudo a perder.

Com uma enorme posse de bola,70%, com um domínio absoluto de jogo com a primeira parte toda jogada no meio-campo da Chéquia e com uma exibição soberba de Stanek, guarda-redes da Chéquia, Portugal esbarrou no 3-5–2 montado por Hasek, como se de uma muralha se tratasse e por onde as investidas nacionais acabavam sempre por resultar em nulo. Contra todas as expectativas e estatísticas, foi mesmo a Chéquia a chegar ao 1-0 a meia hora do fim, com um “tiro” do meio da rua de Provod a deixar Portugal em alerta e a mostrar que os domínios e estatísticas não ganham jogos.

O efeito Conceição

Portugal após o golo da Chéquia avançou linhas e claro está, o oposto do adversário que trocou Provod e Sulc por Barak e Sevcik que refrescou o meio-campo e baixou as linhas de forma a dificultar as ações ofensivas de Portugal. A vinte minutos do fim, o momento chave do jogo, Nuno Mendes chega perto da linha de fundo, cabeceia, Stanek defende para a frente e vai de encontro à perna de Hranac e entra na baliza fazendo o empate. Portugal carrega de novo no acelerador, Martínez faz entrar Pedro Neto e Francisco Conceição e foi mesmo esta dupla que resolveu o jogo com Neto na esquerda a fazer uma jogada de nota artística, coloca a bola na pequena área e num ressalto aparece Conceição a fazer o 2-1 e a dar os três pontos a Portugal.

Começa da melhor maneira a campanha de Portugal neste Euro2024, pese embora que a finalização não tenha estado no seu melhor nível mas com dados interessantes ao nível estatísticos e de domínio de jogo. Portugal defronta agora a Turquia na segunda jornada do grupo F no próximo sábado, dia 22 junho 2024 pelas 17h00m.

Foto: UEFA media portal – Cristiano Ronaldo felicitou Francisco Conceição pelo golo da vitória em Leipzig.

 

- Publicidade -

 

- Publicidade -
Carlos Machado
Carlos Machado
Apresentador do programa e cronista desportivo do jornal ORegiões.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor