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Preço médio da gasolina e do gasóleo registam descidas no 4.º trimestre de 2024

No quarto trimestre de 2024, os preços médios de venda ao público (PMVP) dos combustíveis apresentaram uma descida significativa em Portugal, com a gasolina a registar uma queda de 1,2% e o gasóleo uma redução de 4,6%, face ao mesmo período do ano anterior. Esta informação foi divulgada pela EPCOL – Empresas Portuguesas de Combustíveis e Lubrificantes, num relatório publicado hoje.

A gasolina 95, por exemplo, viu o seu preço médio de venda descer 2,1 cêntimos por litro (c/l), o que representa uma variação negativa de 1,2% em relação ao quarto trimestre de 2023. Em contrapartida, o preço do gasóleo rodoviário sofreu uma redução ainda mais acentuada, com uma queda de 7,6 c/l, ou seja, uma diminuição de 4,6% face ao mesmo período de 2023.

Apesar da redução no preço final ao consumidor, as variações nos preços do combustível são influenciadas por vários fatores, incluindo o sobrecusto devido à incorporação de biocombustíveis e a aplicação da taxa de carbono. A EPcol explica que a subida nos preços observada no trimestre anterior, comparado com o ano homólogo, deve-se em grande parte ao aumento do custo dos biocombustíveis e da taxa de carbono, que subiram 2,1 c/l e 3,7 c/l, respetivamente, para a gasolina, e 2,8 c/l e 4,1 c/l para o gasóleo.

Em termos absolutos, os preços médios de venda dos combustíveis no final de 2024 situaram-se em 1,703 euros por litro para a gasolina 95, 1,584 euros para o gasóleo rodoviário e 0,903 euros para o autogás, representando, no caso da gasolina e do gasóleo, uma redução relativamente aos valores de dezembro de 2023, quando os preços eram de 1,724 euros, 1,660 euros e 0,839 euros, respetivamente.

Outro dado relevante diz respeito à carga fiscal, que continua a representar uma parte significativa do preço final dos combustíveis. No último trimestre de 2024, a carga fiscal foi responsável por 55,9% do PMVP da gasolina 95, 50,5% do preço do gasóleo rodoviário e 46,5% do preço do autogás.

Em comparação com os preços praticados em Espanha, os preços médios antes de impostos (PMAI) em Portugal apresentaram um valor inferior para a gasolina 95, com uma diferença de 2,3 c/l, e para o gasóleo rodoviário, com uma redução de 0,2 c/l. Por outro lado, o preço do GPL Auto foi consideravelmente mais baixo em Portugal, com uma diferença de 26,2 c/l a favor do mercado português. Relativamente à média da zona euro, os preços médios antes de impostos em Portugal foram superiores para a gasolina 95 e o gasóleo rodoviário, mas inferiores no GPL Auto.

Este estudo destaca a complexidade dos preços dos combustíveis, que são influenciados por uma série de fatores económicos e fiscais, tanto a nível nacional como internacional. A EPCOL também alerta para a necessidade de uma comparação mais cautelosa entre países, uma vez que as condições fiscais e o nível de incorporação de biocombustíveis variam de nação para nação.

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