Quarta-feira,Março 19, 2025
7.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Presidente do Infarmed vai liderar a Agência Europeia do Medicamento

O presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), Rui Santos Ivo, foi eleito esta quinta-feira, presidente do Conselho de Administração (Management Board) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) em reunião do organismo, sucedendo no cargo a Lorraine Nolan, diretora executiva da Autoridade Reguladora dos Produtos de Saúde da Irlanda (HPRA)

O presidente do Infarmed, Rui Ivo, foi esta quinta-feira eleito para liderar nos próximos três anos a Agência Europeia do Medicamento (EMA, sigla em inglês), responsável pela avaliação e monitorização de medicamentos na União Europeia.

Rui Santos Ivo, eleito para os próximos três anos, sucede no cargo a Lorraine Nolan, diretora executiva da Autoridade Reguladora dos Produtos de Saúde da Irlanda (HPRA), que concluirá o seu mandato como presidente do Conselho em 21 de março de 2025.

Em comunicado, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) lembra que Rui Ivo era vice-presidente do Conselho de Administração da EMA desde outubro de 2024 e que, a nível europeu, o responsável já representava Portugal no Conselho de Administração da agência desde 2016.

“Os tempos em que vivemos, marcados por rápidas mudanças, um ambiente cada vez mais complexo e importantes desenvolvimentos legislativos e regulamentares, demonstram a importância de a EMA ser ágil e eficiente, assumindo plenamente a liderança e a responsabilidade na salvaguarda dos elevados padrões da UE na proteção da saúde humana e animal, ao serviço dos cidadãos europeus”, afirmou Rui Ivo, citado no comunicado.

Para Emer Cooke, diretora executiva da EMA, Rui Santos Ivo “traz um profundo conhecimento do sistema regulador europeu dos medicamentos e tem uma vasta experiência dentro da nossa rede”.

“O seu conhecimento será fundamental à medida que a EMA avança para a sua próxima fase estratégica, incluindo a implementação da nossa estratégia para a rede até 2028”, acrescenta.

O Conselho de Administração da EMA é responsável pela supervisão geral da Agência, incluindo a aprovação do orçamento e do plano de atividades anual, e a cooperação efetiva a nível institucional na União Europeia e a nível internacional.

Como presidente da EMA, Rui Santos Ivo irá trabalhar em estreita colaboração com a diretora executiva da Agência Emer Cooke, e com todos os membros do Conselho (Board), que inclui representantes do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia, dos Estados-membros da União Europeia e do Espaço Económico Europeu, e da sociedade civil (associações de pessoas com doença e de profissionais de saúde).

A nomeação é vista como “um reforço da posição de Portugal e do Infarmed no palco europeu da regulação de medicamentos e representa um reconhecimento do contributo nacional para a saúde pública na União Europeia”.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.