Robert Fico baleado durante reunião do executivo; suspeito detido no local
O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi baleado na manhã desta quarta-feira em Handlova, uma pequena cidade situada no centro do país, após uma reunião do executivo. Testemunhas relataram ter ouvido vários disparos, um dos quais atingiu Fico no abdómen.

Um vídeo partilhado pelo jornal local Dennik K mostra o momento em que o primeiro-ministro é levado em braços pelos seguranças para a viatura oficial, que o transportou de imediato para o hospital.
No local do incidente, um homem foi detido, mas as autoridades ainda não divulgaram a identidade ou a relação deste indivíduo com o ataque.
A Presidente da Eslováquia expressou-se “totalmente chocada” com o que classificou como “um ataque brutal” contra o primeiro-ministro. Reações de condenação ao ataque já começaram a chegar de toda a Europa. Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, condenou veementemente “o vil ataque” através das redes sociais, sublinhando que atos de violência não têm lugar na sociedade e comprometem a democracia, “o nosso bem mais precioso”.