13:16 | Terça-feira,Novembro 28, 2023
16.1 C
Castelo Branco

Programa ‘Mais Habitação’ já está em discussão pública

O Governo abriu o debate público sobre o pacote de medidas denominado ‘Mais Habitação’, até ao dia 10 de março.

As participações, críticas, e sugestões podem ser feitas no portal ConsultaLEX-consultalex.gov.pt

- Publicidade -

Para isso, basta que os cidadãos, empresas ou associações se inscrevam nesta plataforma.

O debate está aberto até 10 de março para que a informação possa ainda ser carregada em tempo útil e já seja incluída na aprovação do programa no Conselho de Ministros, a 16 do próximo mês.

Todas propostas e medidas apresentadas pelo Governo estão disponíveis na plataforma para de ajudar os leitores a a sistematizarem toda a informação deste programa que prevê um investimento na ordem dos 900 milhões de euros.

A ministra da Habitação também já convocou, para 03 de março, o Conselho Nacional de Habitação, onde têm assento todas as entidades do setor, pretendendo ouvir cada um dos agentes sobre as várias medidas apresentadas.

O pacote ‘Mais Habitação’ está longe de ser consensual quer para os inquilinos, quer para os proprietários e poderá passar ainda por alterações.

Entre as medidas anunciadas é muito contestada está a proibição de novas licenças no setor do Alongamento Local, com exceção dos alojamentos rurais em concelhos do interior do país, onde poderão dinamizar a economia. As atuais licenças de alojamento local “serão sujeitas a reavaliação em 2030 e, depois dessa data, periodicamente, de cinco em cinco anos. Os imóveis que se mantenham no alojamento local vão ser chamados a pagar uma contribuição especial, sendo que a receita será consignada ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para financiar políticas de habitação.

- Publicidade -

Os proprietários que retirem as suas casas do alojamento local até ao final de 2024 e as coloquem no mercado de arrendamento habitacional vão ter isenção de IRS sobre as rendas até 2030, como “compensação para a diminuição de receita que vão ter.

Outra das medidas é que os terrenos ou imóveis autorizados para comércio e serviços vão poder ser utilizados para construção ou convertidos em habitação sem alteração de planos de ordenamento do território ou licenças de utilização.

A mudança poderá ser feita “sem necessidade de alterar qualquer plano de ordenamento do território ou licença de utilização”.

Casas devolutas

Os proprietários de casa que estão vazias e sem utilização para habitação vão ter um prazo para colocarem o imóvel no mercado, antes de o Estado tomar coercivamente a casa.

A proposta está agora mais detalhada no documento que vai estar em consulta até ao dia 10 de março.

É referido que o Estado pode mobilizar património devoluto, por razões de interesse público, através do arrendamento por entidades publicas, com o respetivo pagamento de renda ao senhorio”, mas a intervenção estatal não será imediata.

“Caso o proprietário não queira arrendar ao Estado, será dado um prazo formal para dar uso ao imóvel”, refere o documento, indicando que “só findo este prazo é que o Estado pode arrendar o imóvel de forma obrigatória”.

Habitação com valores elevados
Foto DR

Últimas

IL solicita audiência urgente da ministra

IL solicita audiência urgente da ministra sobre parcerias com...

ASAE doa 400 artigos de vestuário e acessórios

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no...

Férias Desportivas de Natal 2023: inscrições abertas de 28 de novembro a 13 de dezembro

As inscrições para as Férias Desportivas de Natal, promovidas...

Tarifas de Táxi Aumentam 4,6% a Partir de Janeiro

Tarifas de Táxi Aumentam 4,6% a Partir de Janeiro:...

Milhares manifestam-se em Lisboa contra violência sobre mulheres 

Milhares manifestam-se em Lisboa contra violência sobre mulheres. O...
- Publicidade -

PSP apreendeu 79 armas e deteve duas pessoas

Operação "Armeiros em Segurança", realizada a nível nacional, resultou na apreensão de 79 armas, 71 das quais da classe D, onde se incluem as...

Governo vai financiar combustíveis na agricultura

Governo vai financiar combustíveis na agricultura. Após ter anunciado, há 15 dias, um investimento de 80 milhões de euros para substituir 2.500 tratores, com...

Presidente da República dissolve Parlamento e convoca eleições para 10 de março

Presidente da República dissolve Parlamento e convoca eleições para 10 de março. Anunciando eleições antecipadas para 10 de Março, o Presidente da República agradeceu...

Governo aumenta salário mínimo para 820 euros

Governo aumenta salário mínimo para 820 euros. Mesmo demissionário e debaixo de uma crise política, o Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros,...

Costa demite-se por causa do Lítio

António Costa apresentou a demissão do cargo de primeiro-ministro ao Presidente da República, que foi aceite por Marcelo. Esta crise política foi aberta pelas...

Incêndios florestais: 2023 foi o primeiro ano sem vítimas mortais

Incêndios florestais: 2023 foi o primeiro ano sem vítimas mortais. A mudança de comportamentos dos portugueses, o aumento de meios de combate, a capacitação...

ASAE comemorou o seu 18.º Aniversário em 3 de novembro

ASAE comemorou o seu 18.º Aniversário em 3 de novembro. No dia em quem se assinala o 18.º Aniversário da ASAE, o Ministro da Economia...

Norte e no Centro – 200 ocorrências entre as 00h00 e as 07h00

Norte e no Centro - 200 ocorrências entre as 00h00 e as 07h00. Entre as 00h00 e as 07h00 de hoje,  a Proteção Civil...

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.