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Projeto Inovador do IPCB Reforça Integração de Estudantes dos PALOP, Elevando Competências Académicas e Sociais

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) lança o projeto “4Verbos” com o objetivo ambicioso de aprimorar a comunicação e integração de estudantes internacionais provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Este inovador programa visa preencher lacunas nas competências linguísticas, proporcionando uma abordagem abrangente que destaca quatro elementos fundamentais: compreender, pensar, comunicar e debater

Num comunicado enviado à agência Lusa, o IPCB detalha que os participantes do projeto terão acesso a sessões de leitura orientada, workshops de escrita, interpretação de leitura e abordagens a temáticas interculturais. Adicionalmente, serão oferecidas atividades colaborativas e de interação, visando não apenas o desenvolvimento académico, mas também a integração social dos estudantes.

O foco primordial do “4Verbos” é atender aos alunos deslocados e enfrentando desafios significativos de integração, especialmente os estudantes internacionais provenientes dos PALOP. Apesar de terem o português como língua oficial, muitos apresentam deficiências na comunicação oral e escrita, tanto funcional como académica, impactando negativamente no desempenho académico e na integração na sociedade, conforme indicado na nota oficial do IPCB.

As atividades centrais do projeto concentram-se na promoção de competências individuais, no estímulo à interação e trabalho em equipe, e na integração académica, cultural e social. O “4Verbos” buscará fortalecer essas competências por meio de atividades que promovem respeito e empatia, fomentando a interculturalidade através de dinâmicas de leitura que convidam à compreensão do descentramento cultural e à consideração de diversos pontos de vista.

Este projeto inovador integra-se no Programa de Apoio a Iniciativas de Acolhimento e Integração dos Novos Estudantes, uma iniciativa crucial da Direção-Geral do Ensino Superior. O programa visa enriquecer a dimensão cultural da vivência no ensino superior, estimulando nos novos estudantes a capacidade de integrar-se e participar em atividades de grupo por meio da promoção de atividades culturais e artísticas diversificadas nas instituições de ensino superior. O IPCB destaca-se ao abraçar esta iniciativa, reforçando o compromisso com a formação holística e bem-sucedida de seus estudantes.

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