Domingo,Maio 26, 2024
19.8 C
Castelo Branco

- Publicidade -

PSP multa condutores de bicicletas e trotinetes

A operação da PSP de fiscalização a bicicletas e trotinetes resultou em 24 multas. O objectivo era aumentar o conhecimento geral da sociedade sobre as “regras de circulação deste tipo de veículos” e reprimir os comportamentos de maior risco. Os condutores foram multados devido ao desrespeito do sinal vermelho do semáforo, posicionamento incorreto da marcha, uso de telemóvel durante condução e utilização de auscultadores.

DR

A PSP multou 24 condutores de bicicletas e trotinetes durante os setes dias de uma operação realizada em todo o país e que fiscalizou as regras de circulação deste tipo de veículos.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública dá conta que no âmbito da operação ‘Mobilidade Ativa em Segurança’, que decorreu entre 30 de maio e 05 de junho, fiscalizou 1.114 condutores, 723 dos quais de velocípedes, 340 de trotinetes e 51 outros veículos equiparados a velocípedes.

Durante esta fiscalização, acrescenta a PSP, foram registados 24 autos de contraordenação a condutores de bicicletas e trotinetes, nomeadamente por desrespeito do sinal vermelho do semáforo, posicionamento incorreto da marcha, uso de telemóvel durante condução e utilização de auscultadores.

A PSP sublinha que a tendência de aumento da utilização de bicicletas e trotinetes “acarreta questões relativas à segurança rodoviária, uma vez que os seus condutores partilham as vias de circulação com os demais utentes, sejam peões ou outros veículos, nomeadamente motorizados”.

A polícia refere que a operação, realizada na área de responsabilidade da PSP, nos centros urbanos, teve o objetivo “de intensificar a fiscalização dos condutores de velocípedes e trotinetes”, contribuindo para “o esclarecimento geral da sociedade relativamente às regras de circulação deste tipo de veículos”, sensibilização dos utilizadores e “repressão dos comportamentos de maior risco, potenciados de sinistralidade grave”.

- Publicidade -

A operação enquadrou-se na celebração do Dia Mundial da Bicicleta, que se assinalou em 03 de junho.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor