Terça-feira,Maio 21, 2024
11.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Rainha Dona Leonor

 

Rainha Dona Leonor
Foto DR

A Rainha Dona Leonor, foi casada com o Rei Dom João II, nasceu no dia 02 de Maio de 1458 em Lisboa e faleceu no dia 17 de Novembro de 1525 em Lisboa.

Quando o sogro da Dona Leonor foi combater frente ao Reino de Castelo, na batalha de Toro com o seu marido Dom João II, ficou temporariamente regente do Reino de Portugal.

Durante o Reinado do Rei Dom João II, a Rainha Dona Leonor acompanhou o seu marido na obra cultural e de assistência empreendida.

Foi muito notável ajuda da Rainha Dona Leonor ao Frei Miguel Contreiras na criação das Misericórdias, sucessora das Confrarias. Foi um trabalho notável que teve seguimento nos dias de hoje, com Misericórdias em várias localidades de Portugal, em Olivença e mesmo em Paris.´, um trabalho sobretudo de caris cristão e católico.

O tratamento termal com a hidroterapia no hospital das Caldas da Rainha, foi introduzido pela Rainha Dona Leonor, com grande impacto na Europa, apesar de existirem termas em Portugal, desde a ocupação do Império de Roma, com a expansão da República de Roma no Século III antes de Cristo.

- Publicidade -

A Rainha Dona Leonor, acompanhou e Ajudou o desenvolvimento da cultura religiosa como a tradução do latim para o português da obra – “Vita Christi”. A Rainha Dona Leonor apoia o Teatro em Portugal (o seu início) com o grande dramaturgo Gil Vicente. Também a Monarca de Portugal, deu um grande apoio a escultores, pintores e arquitectos.

 

- Publicidade -
Luis Duque-Vieira
Luis Duque-Vieira
Colaborador desde a fundação d`ORegiões como Cronista sobre várias temáticas.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor