A Rainha Santa Isabel, terá nascido em Saragoça (actual Espanha) no ano de 1270 e faleceu em 04 de Julho de 1336 em Estremoz, Rainha que foi casado com o Rei Dom Dinis I e era filha dos Reis de Aragão.
O casamento da Rainha Santa Isabel com o Rei Dom Dinis I, foi um matrimónio recomendado por Filipe III de França com objectivo de apaziguar o Reino de França e os Reinos da Península Ibérica, desavenças surgidas em 1280. Foi um casamento realizado por procuração em Barcelona (actual Espanha) no dia 24-IV-1281. Entretanto a Rainha Santa Isabel sai de Valência (actual Espanha), vai até Bragança e finalmente em Trancoso onde a espera o Rei Dom Dinis I, são celebradas as bodas matrimoniais.
A Rainha Santa Isabel, foi mãe de dois Monarcas, o Rei Dom Afonso IV e a Rainha Dona Constança de Leão e Castela.
A Rainha Isabel de Aragão, foi sempre prestável e generosa com os pobres e mais necessitados, já nessa altura era chamada pelos seus súbditos Rainha Santa. Muitas eram as práticas cristãs feitas pela Rainha Santa Isabel, além de ajudar os pobres e os mais pobres, ergueu o actual mosteiro de Santa Clara a Velha, o mosteiro de Almoster e outros. Também financiou dotes a donzelas pobres para poderem casar, fundou o hospital dos inocentes enjeitados em Santarém, sustentava albergarias para os viandantes, sustentava hospitais para idosos e enfermos e matava a fome a muitos miseráveis.
A Rainha Santa Isabel, tal como o seu marido, o Rei Dom Dinis I, era uma pessoa diplomata que resolveu várias contendas: entre o seu filho futuro Rei Dom Afonso IV e o Rei Dom Dinis I; o Rei Jaime II de Aragão com o Rei Fernando IV de Leão e Castela e o Rei Dom Afonso IV e o Rei Afonso XI de Leão e Castela.
Houve falsas acusações a respeito da Rainha Santa Isabel, do qual o Papa João XXII quebrou o relacionamento com a Monarca portuguesa em 20-III-1318.
A Rainha Santa Isabel, foi beatificada pelo Papa Leão X em 1516 e canonizada pelo Papa Urbano VIII em 24-VI-1625.