Quinta-feira,Abril 18, 2024
12 C
Castelo Branco

- Publicidade -

“Recital Porto Interior”

Por ocasião do encerramento da exposição “Instrumentos Musicais Chineses”

No âmbito do encerramento da exposição “Instrumentos Musicais Chineses”, irá realizar-se o “Recital Porto Interior”, com a participação dos músicos Rão Kyao e Lu Yanan, no próximo dia 22 de abril de 2023, pelas 21:30, no Torreão Sul do Palácio Nacional de Mafra.
Esta iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Mafra com o patrocínio da Fundação Jorge Álvares.

“Recital Porto Interior”
DR

O “Recital Porto Interior” consiste num encontro musical que celebra a amizade secular luso-chinesa, inspirado por Macau com temas originais e repertórios do folclore clássico português e chinês, com uma incursão na improvisação, que serão interpretados por Rão Kyao (flautas de bambu) e a instrumentista e cantora chinesa Lu Yanan (guzheng), que atuou, como solista, da Orquestra Filarmónica de Pequim, tendo a Fundação Jorge Álvares proporcionado o encontro entre estes dois músicos – “Porto Interior” – em 2006.

A exposição “Instrumentos Musicais Chineses”, patente até ao dia 30 de abril, no referido Torreão, integra o acervo museológico do Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa, na qual se encontram representadas peças originais utilizadas pela Orquestra Chinesa de Macau nas suas diversas atuações na Europa ao longo das décadas de 80 e 90 do século XX.

Esta mostra foi inaugurada no âmbito do 3.º aniversário da inscrição do Real Edifício de Mafra na Lista do Património Mundial da UNESCO, sendo uma organização da Câmara Municipal de Mafra, com o apoio da Fundação Jorge Álvares e do Centro Científico e Cultural de Macau.

O projeto tem o contributo científico de Enio de Souza, representante do Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança da Universidade Nova de Lisboa, que assume as funções de Comissário Científico da exposição, bem como de Frank Kouwenhoven, Diretor da European Foundation for Chinese Music Research (CHIME).

No mesmo dia 22 de abril, antes do recital, serão realizadas duas visitas guiadas à exposição “Instrumentos Musicais Chineses” pelo respetivo comissário, as quais ocorrerão pelas 18:30 e 20:30, respetivamente.

- Publicidade -

A entrada é gratuita, mediante levantamento de ingressos nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

16.04.2024