Terça-feira,Julho 15, 2025
20.8 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Rede familiar de tráfico humano desmantelada em operação luso-espanhola

Seis detidos e cinco vítimas de tráfico humano foram resgatadas em Espanha em operação da PJ e da Guardia Civil. As vítimas foram ludibriadas com promessas de emprego bem remunerado, para posterior exploração em trabalhos agrícolas em várias zonas de Espanha. Esta operação deu cumprimento a mandados de busca e detenção europeus, emitidos pelo DIAP de Castelo Branco, em articulação com a EUROJUST

A Polícia Judiciária capturou seis membros de uma rede de tráfico de pessoas para exploração na agricultura. Cinco vítimas (quatro homens e uma mulher) foram resgatadas durante a operação que decorreu na quarta-feira, em Espanha.

Os seis detidos, todos da mesma família, recrutavam há vários anos em Portugal pessoas vulneráveis, com carências económicas e em processos de exclusão social, para posterior exploração em trabalhos agrícolas em várias regiões de Espanha.

A operação, desencadeada e acompanhada pela diretoria do centro da Polícia Judiciária em parceria com a Guarda Civil espanhola, teve lugar esta quarta-feira na região de Logroño, na província de La Rioja. Durante a ação, coordenada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Castelo Branco e pela EUROJUST, foram resgatadas cinco vítimas, com idades entre os 25 e os 58 anos.

Os suspeitos, que serão apresentados à Audiência Nacional em Madrid para o processo de extradição para Portugal, intermediavam o fornecimento de mão-de-obra junto dos empregadores, mantendo as vítimas controladas sob coação, e obrigando-as a viver em condições deploráveis de habitação e alimentação.

Segundo comunicado da Polícia Judiciária, pouco ou nenhum proveito do trabalho lhes era entregue.

Vítimas controladas

Esta operação deu assim cumprimento a mandados de busca e detenção europeus, emitidos pelo DIAP de Castelo Branco, em articulação com a EUROJUST, e “visou um grupo de cariz familiar que, de forma concertada, vinha recrutando em Portugal, desde há vários anos, pessoas fragilizadas, com carências económicas e em processos de exclusão social”, pode ler-se numa nota enviada às redações.

“Ludibriava-as com promessas de emprego bem remunerado, para posterior exploração em trabalhos agrícolas em várias zonas de Espanha. Os suspeitos intermediavam, junto de vários empregadores, o fornecimento deste tipo de mão-de-obra, mantendo as vítimas controladas, a viver em deploráveis condições de habitabilidade e alimentação, sob constante ameaça e coação, ficando na posse da quase totalidade dos proventos auferidos, através da apropriação do dinheiro que os empresários lhe entregavam para pagamento dos salários”, explica o comunicado.

No decurso das diligências desenvolvidas em território espanhol foram recolhidos elementos de prova adicionais, nomeadamente uma pistola de calibre 9 mm, e resgatadas as cinco vítimas, quatro homens e uma mulher, com idades entre os 25 e os 58 anos.

Duas das vítimas foram sequestradas em Portugal há pouco mais de um mês e forçadas, sob ameaça com arma de fogo, a viajar até ao local onde foram resgatadas durante esta operação conjunta da Guarda Civil e da Polícia Judiciária. Durante a ação, foi ainda apreendida uma pistola de calibre 9 mm.

Os seis detidos vão responder pelos crimes de tráfico de pessoas para fins de exploração laboral, num processo conduzido pelo DIAP de Castelo Branco.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.