Domingo,Maio 26, 2024
19.8 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Rei Dom António I

O Rei Dom António I, também conhecido como Dom António Prior do Crato, nasceu no dia 20 de Março de 1531 em Lisboa e faleceu no dia 26 de Agosto de 1595 em Paris.

Rei Dom Antonio I
Foto DR

O Rei Dom António I, era filho natural do Infante Dom Luís, neto de Dom Rei Manuel I, sobrinho do Rei Dom Henrique I e primo do Rei Dom Sebastião I.

O Rei, com a crise de 1580 após a morte do Rei Dom Henrique I (que também era Cardeal) e com o desaparecimento do Rei Dom Sebastião I na batalha de Alcácer-Quibir em 1578.

Houve uma crise dinástica a respeito do trono do Reino de Portugal em que efectivamente, toda a legitimidade estava de acordo com Dom António Prior do Crato a ser Rei de Portugal, o que de facto sucedeu, mas por muito pouco tempo.

Os outros pretendentes a serem o Monarca de Portugal era a Duquesa de Bragança – Dona Catarina e o Rei Filipe II de Castela-Leão-Aragão-Navarra.

O Rei Dom António I, é aclamado nos Açores – Ilha Terceira no dia 24 de Julho de 1580, o seu Reinado termina em 25 de Agosto de 1580, com subornos e conquista militar por parte de Filipe II (que viria a ser o Rei Dom Filipe I de Portugal, além deMonarca de outros Reinos).

- Publicidade -

O Rei Dom António I, tinha o apoio da população, de alguns nobrse e alguns clérigos, mas não foi o suficiente para que o Reino de Portugal continuasse independente, o que só viria a ser resolvido em 1640.

- Publicidade -
Luis Duque-Vieira
Luis Duque-Vieira
Colaborador desde a fundação d`ORegiões como Cronista sobre várias temáticas.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor