Terça-feira,Junho 18, 2024
15.9 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Rei Dom João IV

O Rei Dom João IV, nasceu em Vila Viçosa no dia 19 de Março de 1604 e faleceu em Lisboa no dia 06 de Novembro de 1656.

Rei Dom João IV
DR

O Rei Dom João IV antes de ser Monarca do Reino de Portugal foi o 8º Duque de Bragança (titulo que continuo a ser titular, apesar de ter sido Rei de Portugal, também manteve os títulos de 5º Duque de Guimarães e de 3º Duque de Barcelos), filho de Dom Teodósio e de Dona Ana Velasco. Dom João IV casou-se com Dona Luísa Francisca de Gusmão no ano de 1633 (a tal senhora da nobreza que incentivou o seu marido em avançar na revolução de 1640, utilizando a seguinte frase “Mais vale ser Rainha um dia do que Duquesa toda a vida”).

No ano de 1636 existiu um descontentamento com o Rei Dom Filipe III (Filipe IV de Espanha – Castela-Leão-Navarra-Aragão) e as políticas de Madrid, muitos portugueses da nobreza, clero e povo pensam que a melhor solução será restaurar a independência e colocar como Rei de Portugal, o Duque de Bragança Dom João, e assim se foi planeando durante 4 anos a restauração da independência do Reino de Portugal.

Em 1640, no primeiro de Dezembro os conjurados avançam para a restauração da independência, do qual esta operação / missão teve êxito, sendo o Duque de Bragança aclamado Rei de Portugal – Dom João IV no dia 15 de Dezembro.

O Rei Dom João IV soube resolver as questões internas e externas do novo Reino Restaurado, apesar das dificuldades que teve com a alta nobreza, alta burguesia e alto clero, assim como situações diplomáticas com a França, Inglaterra, Países Baixos e Santa Sé e também na defesa e manutenção dos territórios ultramarinos.

O Rei Dom João IV reúne as Cortes nos anos de 1641, 1642, 1645 e 1653 em Lisboa e em Tomar no ano de 1649. Foi um Monarca grande apreciador de música e também foi compositor.

- Publicidade -

No dia 15 de Março de 1646 Dom João IV entrega a Coroa de Portugal a Nossa Senhora da Conceição e a partir dessa data os Reis de Portugal deixam de usar a Coroa Real.

 

- Publicidade -
Luis Duque-Vieira
Luis Duque-Vieira
Colaborador desde a fundação d`ORegiões como Cronista sobre várias temáticas.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor