Terça-feira,Junho 18, 2024
16 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Rei Dom Miguel I

O Rei Dom Miguel I nasceu em Lisboa no dia 26 de Outubro de 1802 e faleceu em Wertheim (actual Alemanha) no dia 14 de Novembro de 1866.

Rei Dom Miguel I
DR

Dom Miguel I foi com cerca de 5 anos para o Brasil, no ano de 1807 surge a Primeira Invasão Francesa (foram três invasões no total, alguns historiadores referem-se a quatro invasões francesas), mas regressa a Portugal Continental no ano de 1821 com cerca de 19 anos.

Dom Miguel, ao regressar à capital do Reino de Portugal – Lisboa, começa a manifestar-se contra a revolução liberal de 1820 e as suas políticas, sendo um defensor acérrimo do Antigo Regime e de uma Monarquia Tradicional.

Em 1822, Dom Miguel I esteve na conspiração contra as instituições do liberalismo; em 1823, foi promotor do movimento contrarrevolucionário da Vila-Francada; 1824, foi o promotor do movimento contrarrevolucionário da Abrilada; também em 1824, com o insucesso de Dom Miguel I, na Abrilada, o Rei Dom João VI (seu pai) demite o seu filho do alto que ocupava desde a Vila-Francada e, assim, o futuro Monarca português fica exilado em Viena na Áustria; em 1826 Dom Miguel I regressa a Portugal.

Em 1828, Dom Miguel I torna-se Rei do Reino de Portugal, constitui um governo conservador, tradicionalista e antiliberal. O novo Monarca resolve cumprir a tradição, ou seja, reunir os Três Estados (Clero, Nobreza e Povo). Entretanto os liberais fogem para as ilhas dos Açores e, mais tarde, Dom Pedro IV (irmão do Rei Dom Miguel I e pai da Rainha Dona Maria II) reúne-se com os liberais e, assim, terá início uma guerra civil entre liberais e miguelistas, uma guerra que vai durar dois anos entre 1832 e 1834.

Em 1834, os miguelistas são derrotados em Évora Monte. No dia 26 de Maio de 1834, com a derrota do Monarca Dom Miguel I, o Rei exila-se em Itália, acabando, no entanto, por fixar-se definitivamente na actual Alemanha.

- Publicidade -
Luis Duque-Vieira
Luis Duque-Vieira
Colaborador desde a fundação d`ORegiões como Cronista sobre várias temáticas.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor