Segunda-feira,Abril 22, 2024
11.5 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Rei Dom Pedro V

O Rei Dom Pedro V nasceu em Lisboa no dia 16 de Setembro de 1837 e faleceu em Lisboa no dia 11 de Novembro de 1861.

O Rei Dom Pedro V
DR

Era filho da Rainha Dona Maria II e do Rei Consorte Dom Fernando II; também era irmão do Rei Dom Luís I, tio do Rei Dom Carlos I e tio-avô do Rei Dom Manuel II.

Dom Pedro V teve uma notável educação e preparação moral e intelectual, além de ter uma inteligência muito acima da média. Estudou Ciências Naturais e Filosofia, dominava muito bem o idioma grego, latim e inglês.

Dom Pedro V conviveu com pessoas notáveis como Alexandre Herculano, do qual eram grandes amigos. Foi aclamado Rei em 1855, presidiu nesse mesmo ano de 1855 à inauguração do primeiro telégrafo eléctrico no Reino de Portugal; em 1856 inaugurou o primeiro troço da linha férrea que vinha de Lisboa ao Carregado. No Reinado de Dom Pedro V, iniciaram-se as primeiras viagens de navio entre Portugal e a província de Angola.

O Rei Dom Pedro V foi um óptimo Monarca, pois quando Portugal sofreu duas grandes epidemias, uma entre 1853 e 1856 de cólera e outra entre 1856 e 1857 de febre-amarela, o Rei acompanhou as vítimas desses grandes surtos, fazendo visitas diárias aos hospitais.

Em 1858, o Rei Dom Pedro V casa-se com Dona Estefânia de Hohenzollern-Sigmarigen, que também foi uma óptima Rainha, preocupada com os seus súbditos; em 1859, o Monarca português cria o Curso Superior de Letras que subsidiou do seu próprio bolso, no valor de 91 contos de reis. Nesse mesmo ano foi introduzido o sistema métrico em Portugal.

- Publicidade -

O Rei Dom Pedro V era um acérrimo defensor da abolição da escravatura, assim como a Rainha Dona Estefânia. Infelizmente, morreram muito novos, pois muito teriam contribuído para o desenvolvimento moral, intelectual e económico do Reino de Portugal.

- Publicidade -
Luis Duque-Vieira
Luis Duque-Vieira
Colaborador desde a fundação d`ORegiões como Cronista sobre várias temáticas.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor