Segunda-feira,Maio 27, 2024
9.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Rússia retira credenciais a cônsul honorário português em Nizhni Novgorod

A Rússia retirou as credenciais ao cônsul honorário português na cidade de Nizhni Novgorod, Acácio Durães, avançou a SIC Notícias. Segundo a estação televisiva, a decisão de Moscovo surge como retaliação após a retirada de credenciais ao cônsul russo em Faro.

Rússia retira credenciais a cônsul honorário português em Nizhni Novgorod
DR

À estação de Paço de Arcos, o cônsul revelou que “não lhe foram dadas quaisquer explicações” para tal tomada de decisão.

Como explicou na sua conta de Facebook, Acácio Durães era cônsul honorário de Portugal em Nizhni Novgorod desde outubro de 2015.

A decisão surge após o Ministério dos Negócios Estrangeiros português ter, em janeiro, retirado a autorização a Bruno Valverde Coto para exercer funções como cônsul da Rússia em Faro.

Bruno Valverde Coto, para além de gerir uma empresa vocacionada para a imobiliária de luxo e vistos gold, é casado com uma cidadã russa, nascida na Ucrânia. Foi depois, em 2020, nomeado pelo embaixador russo como representante diplomático honorário.

Na altura, o ministério tutelado por João Gomes Cravinho afirmou apenas que as atividades do empresário não estavam em conformidade com a convenção de Viena.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor