Terça-feira,Junho 18, 2024
16 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Sabugueiro, Prados e Famalicão da Serra estão em festa

Sabugueiro, Prados e Famalicão da Serra estão em festa. Nas Aldeias de Montanha celebram-se os saberes e sabores de outono e reinventam-se os tradicionais magustos e os encontros nos Fornos Comunitários.

Sabugueiro, Prados e Famalicão da Serra estão em festa
DR

No próximo fim de semana as aldeias do Sabugueiro, Prados e Famalicão da Serra nos concelhos de Seia, Celorico da Beira e Guarda, respetivamente, estão em festa. Celebram o outono, aquela que é a época de excelência da Serrada Estrela. A colheita da castanha, a apanha dos cogumelos, a caça, a feitura dos doces e compotas e o início da produção do queijo e do requeijão, estes são mais que motivos de celebração e ponto de encontro das populações locais e turistas.

No próximo dia 4 de novembro, as gentes da Aldeia de Montanha do Sabugueiro em Seia, terra de pastores, reavivam uma das tradições mais antigas na região. Em ambiente de festa, a população acorre ao forno comunitário para confecionar, em conjunto, cabrito, borrego e frango, em caçoilas de barro preto. As carnes são provenientes do gado criado em plena Serra da Estrela. Nesta noite, conhecida por Noite das Caçoilas,é provar e desejar que a noite fria da aldeia aqueça com a alegria e o convívio.

Também a Aldeia de Montanha de Prados, no Concelho de Celorico da Beira, volta a ser a anfitriã do Festival da Castanha. Habitantes e visitantes vão ser convidados a participar no Magusto tradicional, também nos dois dias de festa. Uma novidade deste festival decorrerá no dia 4,uma atividade em que a comunidade local e os turistas são convidados a plantar castanheiros nos soutos que ladeiam a aldeia. Outro dos pontos altos, no sábado, é o Jantar Convívio no Forno Comunitário. O Mercadinho D’aldeia, no domingo, dá o mote para um dia dedicado à degustação de iguarias que, em muito, estão relacionadas com a castanha.

Famalicão da Serra, no concelho da Guarda, recebe a Festa da Castanha e da Jeropiga, além do tradicional Magusto Comunitário, não vai faltar a jeropiga, feita nas pequenas adegas caseiras da aldeia e que merecerá uma prova. Os concertos e atuações de grupos de cantares e concertinas vão aquecer dia e noite, não estivéssemos nós numa Aldeia de Montanha onde porta sim, porta sim, há um músico.

As celebrações que integram o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha são, per si, eventos que reinventam atividades tradicionais e que proporcionam aos visitantes a comunhão com a identidade local, a paisagem natural e o património cultural das gentes genuínas deste território.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor