Sábado,Julho 20, 2024
30.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Sidónio Pais

Sidónio Pais nasceu em Caminha no dia 01 de Maio de 1872 e faleceu no dia 14 de Dezembro de 1918.

Sidónio Pais
DR

Sidónio Pais foi o primeiro presidente da Nova República (a I República de 1910 a 1926, teve dois períodos, o primeiro com a Velha República de 1910 a 1918 e o segundo de 1918 a 1926), também foi o criador da “Sopa dos Pobres” que funcionou cerca de cinco décadas.

Sidónio Pais, como militar, inicia a sua carreira na Escola do Exército em Artilharia no ano de 1888; em 1892 passa a ser alferes; em 1895 é tenente; em 1906 é graduado a capitão. Em simultâneo com a carreira das armas, licencia-se em Matemática em 1898; após a licenciatura é nomeado professor na Universidade de Coimbra onde havia concluído a licenciatura, lecionando a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Mais tarde, em 1911, é nomeado director e professor da Escola Industrial Brotero.

Quando estudava na universidade manifestou-se contra a Monarquia Constitucional, sendo defensor de um regime republicano e, como republicano, frequenta uma loja maçónica próxima dos seus ideais – “Estrela de Alva” em Coimbra.

Com a implantação da I República em 1910, e durante este regime republicano, vai ter vários cargos: deputado da Assembleia Nacional constituinte, ministro do Fomento, ministro das Finanças, ministro de Portugal em Berlim, presidente da Junta Revolucionária, ministro da Guerra, ministro dos Negócios Estrangeiros e presidente da República.

Sidónio Pais, quando chega a presidente da República, encontra o seu país em guerra, ou seja, como participante da I Guerra Mundial (1914-1918), com vários problemas no sector económico e uma grande instabilidade política. Com esta situação, pretende criar um regime autoritário para pôr ordem no país (situação que se verificou no pós-guerra), e sofre um primeiro atentado em 05 de Dezembro de 1918 e um segundo atentado fatal em 14 de Dezembro de 1918, sendo assassinado no Rossio por José Júlio da Costa (curiosamente um dos assassinos do Rei Dom Carlos I, tinha o apelido – “Costa”).

- Publicidade -

Sidónio Pais, provavelmente com a sua política, será o embrião do surgimento do fascismo em Itália, no ano 1919, com Benito Mussolini (doutrina política criada por Giovani Gentile) e de todos os regimes totalitários e autoritários na Europa.

- Publicidade -
Luis Duque-Vieira
Luis Duque-Vieira
Colaborador desde a fundação d`ORegiões como Cronista sobre várias temáticas.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor