Segunda-feira,Maio 27, 2024
12.5 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Stellantis de Mangualde vai produzir carros elétricos a partir de 2025

A Stellantis, um dos maiores grupos do mundo na indústria automóvel, anunciou que irá dar início à produção de veículos comerciais elétricos (VCL) na fábrica de Mangualde a partir de 2025, assumindo-se como a primeira unidade industrial em Portugal a produzir veículos elétricos a bateria (BEV).

Stellantis de Mangualde vai produzir carros elétricos a partir de 2025
DR

Carlos Tavares, CEO do grupo, fez o anúncio, num evento que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa, nas instalações fabris de Mangualde.

De acordo com a Stellantis, a fábrica de Mangualde irá ter uma capacidade de produção anual de cerca de 50 mil unidades entre modelos da Peugeot, Citroën, Opel e Fiat. O início da produção está agendado para o ano de 2025, embora Carlos Tavares tenha adiantado que a administração da fábrica de Mangualde está a “fazer todos os possíveis para que isso aconteça já no final de 2024”.

Para o efeito, a infraestrutura já está a ser preparada para o futuro, com novas instalações, tanto na área da montagem, como da ferragem, além da criação de uma nova linha de montagem de baterias.

No total, prevê-se um investimento de 119 milhões de euros neste consórcio que reúne 37 entidades parceiras como a Delphi ou a Simoldes.

No sentido da sustentabilidade, o responsável português adiantou ainda que a Stellantis será neutra em carbono em 2038. Neste sentido, rumando para o caminho da energia limpa, Tavares anunciou que a fábrica de Mangualde terá uma produção autónoma de 30% de energia sustentável.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor