Em 2023, o número de passageiros transportados cresceu de forma significativa em todos os modos de transporte público, segundo dados revelados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Contudo, a atividade portuária apresentou uma retração, com o movimento de mercadorias nos portos marítimos a cair 3,4% em relação a 2022
Aumento de Passageiros nos Transportes Coletivos
O transporte rodoviário registou um crescimento de 10,1%, totalizando 547,7 milhões de passageiros. O setor ferroviário transportou 200,3 milhões de passageiros, uma subida de 16,7% face ao ano anterior, enquanto o transporte por metropolitano teve um aumento expressivo de 20,7%, alcançando 263,2 milhões de passageiros.
Entre os sistemas de metropolitano, o de Lisboa liderou com 165,9 milhões de passageiros (+21,3%), seguido pelo Metro do Porto, com 79,2 milhões (+21,4%). Já o Metro Sul do Tejo transportou 18,1 milhões de passageiros, registando um crescimento mais modesto de 11,9%.
O transporte fluvial também apresentou um aumento notável de 21,5%, enquanto o setor aéreo registou uma subida de 18,9% no número de passageiros, reflexo da recuperação do turismo e da mobilidade internacional.
Mobilidade Rodoviária e Mudanças no Parque Automóvel
O parque de veículos em circulação continuou a crescer em 2023, atingindo 7,3 milhões de unidades (+0,6%). No entanto, pela primeira vez, houve uma redução simultânea em veículos a gasolina e gasóleo, com quedas de 1,2% e 1,0%, respetivamente. Por outro lado, os veículos 100% elétricos registaram um aumento impressionante de 65,4%, ultrapassando as 100.000 unidades em circulação.
A travessia diária de veículos rodoviários sobre o rio Tejo cresceu 5,2%, totalizando 217.500 veículos, enquanto as receitas de portagens subiram 11,5%, atingindo 98,6 milhões de euros.
Consumo de Energia e Acidentes Rodoviários
O consumo de combustíveis no setor rodoviário atingiu máximos históricos desde 2010, com um aumento de 5,9%. Entretanto, o número de acidentes com vítimas voltou a crescer, com 36.600 ocorrências em 2023, um aumento de 6,8% face a 2022.
Atividade Portuária em Declínio
Contrariando a tendência positiva dos transportes coletivos, os portos marítimos registaram uma diminuição de 3,4% no movimento de mercadorias, totalizando 82,1 milhões de toneladas. Essa queda ocorre após um crescimento de 2,3% em 2022.
Já no transporte ferroviário de mercadorias, observou-se um aumento de 2,2%, com 8,6 milhões de toneladas transportadas. O transporte internacional de mercadorias ferroviárias, realizado exclusivamente com Espanha, cresceu 5%.
Uma Nova Era para a Mobilidade
Os dados do INE refletem a crescente adesão dos cidadãos aos transportes públicos, impulsionada pela recuperação econômica e iniciativas de sustentabilidade. Contudo, os desafios da mobilidade sustentável e da eficiência logística no setor portuário apontam para áreas que ainda requerem atenção estratégica.
A evolução positiva no uso dos transportes coletivos, combinada com a transição para veículos elétricos, marca um novo capítulo na mobilidade em Portugal. Resta observar como o setor logístico e portuário poderá acompanhar essas tendências em um futuro próximo.