A Gripe Aviária, do subtipo H5N1, foi recentemente confirmada em gaivotas encontradas nas praias de Espinho, Aveiro, e nas praias entre Vieira de Leiria e Pedrógão, no distrito de Leiria, segundo a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). Este novo surto ocorre após a identificação de casos semelhantes no início do mês nos distritos de Aveiro e Faro.
De acordo com a DGAV, nas áreas onde as gaivotas infetadas foram recolhidas, não existem registos de estabelecimentos com aves de capoeira nas proximidades, reduzindo o risco de propagação para essas populações. A entidade sublinha a importância de reforçar as medidas de segurança e vigilância, bem como a notificação imediata de qualquer mortalidade de aves, sejam elas domésticas ou selvagens.
Para além disso, a DGAV insiste na necessidade de seguir rigorosamente os procedimentos de higiene em instalações, equipamentos e materiais utilizados na manutenção de aves, e recomenda o controlo rigoroso dos acessos a estas áreas. A manipulação de aves doentes ou mortas deve ser evitada a todo o custo para prevenir possíveis contágios.
A DGAV, que é um serviço central da administração direta do Estado com autonomia administrativa, continua atenta à situação e reitera a necessidade de colaboração de todos para evitar a disseminação do vírus.