Taxistas angolanos não descartam a possibilidade de elevar a tarifa de táxi, por conta da depreciação da moeda nacional, o kwanza, e também o elevado custos de vida. Apesar de o Governo subvencionar à gasolina a esta classe, os “automobilistas” dizem que o subsídio estatal não suporta as despesas de manutenção das viaturas e criticam a morosidade e a desorganização que se verificam na entrega de cartões.
As autoridades angolanas dizem que, de resto, o processo de entrega de cartões de subvenção à gasolina aos taxistas e moto-taxistas decorre a bom ritmo, pelo que tem apelado à presença dos homens do volante para afluírem aos locais de atribuição do documento.
Mas o líder da Associação Nova Aliança dos Taxista de Angola (ANATA), Francisco Paciente, desmente e alega que o processo está a irritar os taxistas devido a morosidade e a desorganização que se registam na entrega de cartões.
De acordo com a ANATA, os dados em sua posse não são animadores, pelo que um pronunciamento público em relação à posição das organizações de taxistas vai ser feito dentro de dias.
“A produção de cartões e atribuição é tímida e não está a satisfazer o número de taxistas que já requereram. Não conseguimos perceber se o problema está no banco ou está numa outra instituição. Nós vemos dados que são apresentados pelo gabinete Provincial de Tráfico e Mobilidade e pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres. Está ser feito um conjunto de estudos a nível da nossa associação e as demais para se pronunciarem em relação a uma medida a tomar”, advertiu o responsável associativo.
O responsável revela que, por causa da desvalorização do kwanza, a classe estuda, entre outras medidas, a alteração da tarifa da corrida do táxi, já que os subsídios da gasolina para os táxis não suportam as despesas atuais para manutenção das viaturas.
“A subvenção da gasolina, por si só, não cobre os custos atuais que tem que ver com a gestão de um táxi. Estamos a juntar estas peças todas para analisar se uma eventual paralisação resolveria o problema ou se uma eventual manutenção do preço da corrida resultaria. Portanto, há um conjunto de análise que se deve fazer, para que os taxistas não saiam prejudicados”, revelou Francisco Paciente, que chama atenção ao governo para avaliar o método de atribuição dos cartões de subvenção aos combustíveis.