Domingo,Maio 26, 2024
19.8 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Tribunal Penal Internacional emite mandado de captura de Vladimir Putin

O presidente da Rússia, Valdimir Putin, foi alvo de um mandado de captura do Tribunal Penal Internacional (TPI) esta sexta-feira. O tribunal acusa o Presidente russo de vários crimes de guerra durante a guerra na Ucrânia.

Tribunal Penal Internacional emite mandado de captura de Vladimir Putin
DR

Em comunicado, o TPI escreve que Putin é “alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de cidadãos e a transferência ilegal de população das áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa, em detrimento [dos direitos] das crianças ucranianas”.

No anúncio foi feito através do Twitter, o TPI, localizado em Haia, nos Países Baixos, também emitiu um mandado para a detenção de Maria Alekseyevna Lvova-Belova, comissária para os Direitos da Criança no Gabinete do Presidente da Federação Russa por acusações semelhantes.

O Tribunal considerou que os mandados são secretos de forma a proteger as vítimas e testemunhas e salvaguardar a investigação. A entidade considera que é do interesse da justiça tornar público o nome dos suspeitos e os crimes para os quais os mandados são emitidos.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, já reagiu e defendeu que o mandado de captura contra o presidente russo, Vladimir Putin, “não tem validade jurídica”.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor