12:37 | Terça-feira,Novembro 28, 2023
16.1 C
Castelo Branco

Trotinetas elétricas: de bestiais a bestas nas grandes cidades

Com Flore Miranda

Em 2018, Paris foi pioneira na Europa a lançar as trotinetas elétricas de uso partilhado. Agora, poucos anos depois, 90 % dos parisienses estão fartos dos incómodos e acidentes que geram. As trotinetas passaram de veículos bestiais a bestas das grandes cidades.

- Publicidade -
Trotinetas elétricas: de bestiais a bestas nas grandes cidades
DR

A votação da consulta aos parisienses é meramente consultiva e vai ainda ser submetida a avaliação pela Câmara de Paris. E a questão refere-se somente ao uso partilhado destes veículos explorados por várias empresas. Os problemas colocados são essencialmente porque a maioria não tem espaços suficientes para estacionar no final da utilização. Daí, que ficam espalhadas pelos passeios, muitas sem civismo nem cuidados para não incomodar os transeuntes.

Outro problema é o elevado número de acidentes graves que provocam no meio do trânsito e na circulação em passeios.

Anne Hidalgo, a presidente da Câmara de Paris, quis saber a opinião dos parisienses sobre o método de deslocação que, desde 2018, tem originado acidentes e comportamentos de risco por parte dos utilizadores.

Em entrevista ao Le Parisien, em janeiro, Anne Hidalgo tinha justificado a necessidade de uma votação com os “problemas” acarretados pelo regime “free float” em que operam – ou seja, pela possibilidade de poderem ser descartadas em qualquer lugar. Salvaguardou, porém, que qualquer interdição não afetaria as trotinetas elétricas privadas: “Os parisienses podem ter as suas próprias scooters, sem problemas”. Mas as de aluguer correm sério risco de poderem ser proibidas.

Em Paris o anúncio da consulta pública foi recebido com alarme pelas três principais empresas responsáveis pelas cerca de 15 mil trotinetas elétricas em Paris – Lime, Dott e Tier – que não pouparam esforços nas últimas semanas para tentar convencer a opinião pública. As várias medidas, desde viagens grátis aos domingos ou publicações nas redes sociais de influenciadores, revelaram-se agora infrutíferas.

Em Portugal, o problema também é semelhante sobretudo em Lisboa e Porto. As trotinetas de aluguer chegaram em moda e em força para servir os turistas. Mas também há falta de pontos de recolha e as trotinetas são largadas em qualquer local. Algumas simplesmente largadas no chão sem qualquer cuidado.

- Publicidade -

Acidentes também não faltam. A condução nem sempre é a melhor e a circulação entre peões e automóveis, os acidentes vão acontecendo, com lesões sobretudo para os usurários das trotinetas que caem com facilidade, mas também há atropelamento de peões com gravidade.

Em Lisboa, estima-se que hajam cerca de 15 mil trotinetas de aluguer e mais de 10 mil sem ponto de recolha.

No Porto, os dados são pouco certos, mas também há mais veículos largadas ao acaso, que nos espaços próprios.

As autarquias e entidades de mobilidade estatais estudam ainda o fenómeno e estão a criar nova legislação para o uso e condução das trotinetas elétricas de aluguer partilhadas.

O exemplo de Paris, que promoveu com sucesso este veículo para turistas e que foi replicado, pode também se inverter nas mesmas cidades europeias.

Últimas

IL solicita audiência urgente da ministra

IL solicita audiência urgente da ministra sobre parcerias com...

ASAE doa 400 artigos de vestuário e acessórios

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no...

Férias Desportivas de Natal 2023: inscrições abertas de 28 de novembro a 13 de dezembro

As inscrições para as Férias Desportivas de Natal, promovidas...

Tarifas de Táxi Aumentam 4,6% a Partir de Janeiro

Tarifas de Táxi Aumentam 4,6% a Partir de Janeiro:...

Milhares manifestam-se em Lisboa contra violência sobre mulheres 

Milhares manifestam-se em Lisboa contra violência sobre mulheres. O...
- Publicidade -
Manuela Teixeira
Manuela Teixeira
Jornalista Durante 35 anos com experiência em rádio, imprensa escrita e web jornalismo. trabalhou no jornal, Público, rádio TSF, Expresso, 24 Horas e Correio da Manhã, entre outros OCS. Como repórter foi correspondente à guerra na Bósnia, Kosovo e Timor. Só faz jornalismo com verdade, rigor e isenção. "Se não for assim, não é jornalismo!”

A guerra esquecida – SUDÃO

O Sudão está em guerra há meses, mas o mundo parece não reparar nisso. Desde 15 de Abril que os combates entre o exército...

Incêndio em discoteca espanhola faz 13 mortes

O número de mortos no incêndio da discoteca espanhola Teatre, na zona de Atalaias, em Múrcia, que afetou vários locais, subiu para 13 e...

Artistas portuguesas na 32ª Fira Mediterrània Manresa

Artistas portugueses, a fadista Sara Correia, o duo Fado Bicha, a cantautora Ana Lua Caiano e Pongo atuam no próximo mês em Barcelona, na...

Pedro Sánchez convicto de recondução como Primeiro-ministro

O ainda Primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, está convicto que o Rei Filipe VI o vai convidar para formar Governo, depois do líder do PP,...

Estrutura de madeira com meio milhão de anos descoberta

Foi descoberto no sítio das cataratas do rio Kalambo,  na Zâmbia, por um grupo de arqueólogos, a estrutura de madeira mais antiga. Com 476...

Corpos Continuam A Dar À Costa Na Líbia

Os números oficiais das cheias na Líbia apontam, para já, para 11.300 mortos — mas as autoridades temem que o número de vítimas mortais...

Congresso do México Apresenta Restos Mortais de Seres “Não Humanos”

Foram apresentados, dia 12, na primeira audiência pública do Congresso do México sobre Fenómenos Anómalos Não Identificados (UAPs), também conhecidos como OVNIs, os restos...

Dois Feridos Portugueses no Sismo de Marrocos

Há dois feridos portugueses, um pai e uma criança, na sequência do sismo registado sexta-feira em Marrocos. Entretanto, um avião da Força Aérea Portuguesa...

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.