Segunda-feira,Julho 14, 2025
23.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Trump: o idiota útil

Filho de imigrantes, Donaldo John Trump já deve ter tomado posse como 47.º Presidente dos Estados Unidos da América, rodeado de ignaros, interesseiros, liberais neoconservadores e malta que adora desregular os mercados financeiros, tornando o mundo mais caótico para os mais pobres, a classe média, os pequenos e médios empresários, os estudantes e os professores. Trump, desta vez, não é quem mais ordena. A sua passagem pela Casa Branca, sede oficial da presidência, marcará o mundo sobretudo devido aos imbecis conselheiros e ministros que levará consigo.

Podemos contar com os disparates habituais, mas a esses não devemos ligar. Se ele quer comprar a Gronelândia à Dinamarca ou o Canadá ao Rei Carlos III, é lá com ele. São meras bocas para o ar, que irão mascarar uma política económica hiper-protectora e agressiva, deixando os Estados Unidos vazios, isolados e, felizmente, com todas as fraquezas expostas. Desta vez, Donaldo deseja colocar os ricos no lugar onde estavam em 1921 – uma economia de capitalismo selvagem que, mais tarde, seria salva pelo Estado à custa dos impostos dos trabalhadores. Foi assim que, em 1929 e 2008, os EUA experimentaram booms que deram cabo disto tudo. E “isto tudo” ainda não recuperou da explosão da bolha de 2008, quando se descobriu que a banca, as financeiras, as imobiliárias e os agiotas andavam a brincar com o nosso dinheiro, enganando outros idiotas que queriam enriquecer rapidamente.

Trump tem vários problemas “resolvidos”. A indústria de armamento precisa de fabricar, pois a Ucrânia e Israel, além dos clientes habituais, precisam de bombinhas para continuar o caminho da guerra. (Não, não creio que o cessar-fogo no Médio Oriente se aguente.)

Mas há outros engulhos resolvidos: o energético, pois com ele, centrais a carvão podem ser livremente construídas – aliás, como tem feito a China desde 2020. E, para mais, conta com uma Europa medrosa e sem cabeça, e uma Rússia a quem Donaldo dará importância a mais. Vai lidar ainda com um Japão em contraciclo, pois Tóquio já percebeu o drama que se aproxima e aumentou as taxas de juro. A ideia de taxar a cem por cento os produtos chineses levará Pequim a criar mais empresas fora, em países “neutros”, como o Brasil, para exportar mais barato para os EUA. E Donaldo gostará disso, pois até tem amigalhaços prontos para investir ao lado da China e, assim, todos ganham.

Por isso, peço que não liguem aos arranjos florais, como o TikTok ou o perdão aos manifestantes que invadiram o Parlamento (Capitólio). Prestemos atenção, sempre e permanentemente, ao dinheiro, ao fluxo de capitais, às leis que não são assinadas à vista de todos. Donaldo nada tem a perder. Vai deixar uma América de rastos e um mundo encalacrado. Esse é o risco. E desta vez, não haverá Covid que o trave.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:
Joao Vasco Almeida
Joao Vasco Almeida
Editor Executivo. Jornalista 2554, autor de obras de ficção e humor, radialista, compositor, ‘blogger’,' vlogger' e produtor. Agricultor devido às sobreirinhas.

2 COMENTÁRIOS

  1. Só os cegos e surdos, os ricos e os idiotas votaram e apoiam Trump.
    Um excelente texto com o qual me identifico e de igual modo penso, desde a primeira candidatura de Trump.
    Biden não deixa os EUA de rastos, antes pelo contrário, está saudável, endividado, mas saudável, contudo o negócio da guerra é mais lucrativo que o do petróleo.
    O que quer verdadeiramente este imbecil multimilionário Trump? Poder, mas um poder aparente pois vai ter que pagar a fatura dos que investiram na sua candidatura e lhe pagam festas milionárias, aprovando políticas que do servem os milionários liberais ultraconservadores. Ao mesmo tempo, e prq não pode combater a China praticamente em quase nada, quer proteger a Boing, a Lockheed Martin e a Northrop americanas, uma vez que a Airbus a ART, a Westland e a Leonardo, entre outras empresas aeronáuticas europeias- fabricam também aviões e helicópteros militares, Eurofither Typhon, Raphalle, Augusta, Koala e Merlim, estes dois últimos integram igualmente a frota da FAP.
    Trump tem igualmente que tentar diminuir as importações, e apoiar a construção de motores a combustível fóssil e sintéticos, uma vez que Musk para além dos elétricos tb fábrica foguetões.
    Trump, o que persegue imigrantes e é filho de emigrantes, está em liberdade condicional e sob vigia dos autocratas e multimilionários dos States.
    Do neo e ultra liberalismo nada de bom para os cidadãos do mundo.

    Saúde e Liberdade

  2. No texto “filho de emigrantes” refiro os pais de Trump, irlandeses que emigraram para os EUA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.