Quinta-feira,Abril 18, 2024
12 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Turquia aprova entrada da Finlândia na NATO

A Turquia ratificou, na quinta-feira, a adesão da Finlândia à NATO, após 10 meses de incertezas. Foi o último país, no lote de 30, a dar luz verde à entrada dos finlandeses na aliança atlântica. No início desta semana, também a Hungria aprovou essa decisão. A candidatura da Suécia à NATO continua bloqueada pela Hungria e Turquia.

Turquia aprova entrada da Finlândia na NATO
DR

Depois de um curto debate, o Parlamento turco ratificou com o voto unânime dos 276 deputados presentes para a entrada da Finlândia na NATO, reconhecendo as “legítimas preocupações de segurança” do país. O presidente turco, Tayyip Erdogan, já tinha avançado, no início de março, que a Finlândia tinha garantido a bênção da Turquia quando tomou medidas concretas para cumprir as promessas de reprimir os grupos que eram vistos pelo governo de Ancara como terroristas.

O secretário-geral da NATO saudou a entrada da Finlândia na aliança atlântica, que “fará com que toda a família da NATO seja mais forte e segura”.

Já o presidente finlandês, Sauli Niinisto, agradeceu aos futuros parceiros pela “confiança e apoio”. “A Finlândia será um aliado forte e capaz, comprometido com a segurança da aliança”, afirmou.

A primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, também aplaudiu a decisão, sublinhando o apoio da Finlândia à candidatura da Suécia, um processo que continua a ser bloqueado pela Hungria e Turquia.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

16.04.2024